24 de novembro de 2025
DestaquesEntretenimento

Morre aos 81 anos Jimmy Cliff, lenda jamaicana do reggae

O cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff, um dos maiores nomes da história do reggae, morreu nesta segunda-feira (24), aos 81 anos. O óbito se deve a uma convulsão seguida de pneumonia, segundo comunicado divulgado por sua esposa, Latifa.

Nascido em 1944 como James Chambers, Cliff iniciou a carreira ainda adolescente, após mudar-se para Kingston. Tornou-se um dos principais responsáveis por levar o reggae ao cenário internacional, com sucessos como:

  1. “Many Rivers to Cross”
  2. “You Can Get It If You Really Want”
  3.  “Vietnam”.

Seu impacto cresceu após o lançamento do álbum Hard Road to Travel (1967) e da participação no filme The Harder They Come (1972). A obra é considerada fundamental para popularizar o gênero fora da Jamaica.

Jimmy Cliff manteve forte relação com o Brasil, onde se apresentou diversas vezes e gravou o disco Jimmy Cliff in Brazil. Em 1980, fez turnê lotada com Gilberto Gil. O músico lançou 31 álbuns ao longo de seis décadas, recebeu duas estatuetas do Grammy e o incluíram no Rock and Roll Hall of Fame em 2010.

O artista deixa a esposa e três filhos, entre eles a atriz Nabiyah Be, brasileira e conhecida por trabalhos em Pantera Negra e Daisy Jones & The Six.

 

Leia mais

STF mantém prisão preventiva de Jair Bolsonaro por unanimidade

Matheus Valadares

Corpo de mulher em decomposição é encontrado em área de mata na Ponta Negra

Matheus Valadares

Grave acidente entre motos deixa um morto e dois feridos em Eirunepé

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!