30 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Morre Luis Fernando Verissimo, escritor gaúcho de crônicas e humor

O escritor caracterizou sua obra com humor, crítica social e assertividade. Ele também era apaixonado pela música e tocava saxofone.

O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo faleceu na madrugada deste sábado (30), aos 88 anos, vítima de complicações de uma grave pneumonia. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

O escritor enfrentava o mal de Parkinson, problemas cardíacos e um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Em 2022, ele passou a usar um marca-passo.

Primeiramente, o filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando publicou mais de 80 livros. Entre suas obras estão “As Mentiras que os Homens Contam”, “O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida”, “A Grande Mulher Nua” e “Ed Mort e Outras Histórias”. Seu livro mais famoso, “O Analista de Bagé”, teve a primeira edição esgotada em uma semana, em 1981.

Além de escritor, Verissimo atuou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista. Todavia, o escritor caracterizou sua obra com humor, crítica social e assertividade. Ele também era apaixonado pela música e tocava saxofone.

Em uma entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, ele revelou como começou sua carreira. “Até os 30 anos, eu não tinha a menor ideia de ser escritor. Fiz de tudo, e nada deu certo. Quando comecei a trabalhar em jornal, foi quando descobri minha vocação”, contou.

Verissimo deixa sua esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana. Ele se eternizará por sua contribuição à literatura brasileira e por seu legado de humor e crítica.

Leia mais

Industriários da P&G perdem a vida em acidente na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

FIVA repete o público e volume de vendas e se firma como a maior vitrine de vinhos no Norte

Marcelo Maciel

Eduardo Braga garante mais segurança para mototaxistas e apresenta projeto do Cirandródomo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!