Soraya Montenegro, mulher trans de 34 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira (22). Ela não resistiu aos graves ferimentos causados por uma queda do alto de seu apartamento, no bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. O acidente aconteceu no dia 4 de outubro, mas a vítima permaneceu hospitalizada até o óbito.
De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi um traumatismo craniano grave. O caso está sob investigação da Polícia Civil do Amazonas, que ainda não confirmou se a queda foi acidental ou provocada.
Segundo o depoimento de uma amiga de Soraya, a vítima organizou um encontro em casa com um amigo de longa data e outra mulher. O grupo teria consumido bebidas alcoólicas. A testemunha afirmou que deixou o local mais cedo para ir ao trabalho, e que o amigo homem saiu logo depois, após um desentendimento com Soraya. No momento da queda, apenas a vítima e a outra mulher estavam no apartamento.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento da queda, mas o ângulo não permite esclarecer se houve empurrão, desequilíbrio ou outro fator. Soraya aparece despencando com os seios à mostra, o que levanta ainda mais dúvidas sobre o que teria ocorrido no apartamento.
Até o momento, ninguém foi preso, e a polícia continua apurando as circunstâncias da morte.