A Polícia Civil prendeu três nesta sexta-feira (8) suspeitos matar um idoso com 15 tiros no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A operação, batizada de Senectus, revelou a participação de um motorista de aplicativo que passou informações sobre a vítima aos assaltantes.
Primeiramente, O crime ocorreu na madrugada de 17 de julho. De acordo com o delegado Ricardo Cunha, Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS)o grupo criminoso se passou por policiais civis e invadiu a casa do empresário. Severino, então, reagiu disparando contra os invasores, mas acabou morto no local.
Os presos são:
- Carlos Eduardo Nogueira dos Santos (27)
- Richardson da Silva Pereira (22)
- Rikelme Souza Araújo (21)
Outros três suspeitos seguem foragidos, incluindo um adolescente de 17 anos.
O papel determinante do motorista de aplicativo
Ademais, entre os detidos, está um motorista de aplicativo, que levou um prestador de serviços até a casa da vítima. Durante a corrida, o passageiro, de forma ingênua, comentou detalhes importantes sobre o empresário: que ele era idoso, financeiramente estável, morava sozinho e tinha muitos bens. Essas informações geraram alerta entre os criminosos.
“O motorista de aplicativo repassou informações sensíveis sobre a rotina da vítima, o que facilitou a ação criminosa. É fundamental evitar compartilhar dados pessoais com estranhos – isso pode colocar qualquer um em risco”, destacou o delegado Cunha.
Organização e execução profissional do crime
As investigações apontam que o grupo tinha articulação e contava com um especialista em arrombamento silencioso — apelidado de “Saci” — que abriu a residência sem chamar atenção, facilitando a execução do crime.
Apelo à população
Por fim, a polícia solicita ajuda da comunidade para localizar os foragidos. Denúncias podem ser feitas sigilosamente via (92) 98118‑9535 ou pelo 181 da SSP-AM.