Devido ao baixo valor pago pelas plataformas de aplicativo, motoristas de Uber, 99, Indrive e entregadores do Ifood e Rappy se mobilizaram nesta segunda-feira (15), em Manaus e no restante do país para exigir uma taxa mínima de R$ 12 reais por corrida e melhores condições de trabalho. A ação começou na zona leste e se estendeu até a Avenida do Samba, próximo ao Sambódromo, no bairro Flores, Zona Centro-Sul da cidade.
O alto custo do combustível tem também afetado o percentual descontado pelas plataformas. A paralisação começou às 4h da manhã e vai até às 4h da terça-feira (16).
Os trabalhadores também reivindicam um aumento no repasse recebido pelas plataformas e a cobrança de um valor adicional para cada parada solicitada pelo passageiro durante a viagem. Outra demanda é a identificação com foto do passageiro na hora da solicitação de viagem.
Os trabalhadores também pede um seguro de vida e de saúde para casos de acidentes ou doenças. A paralisação nacional conta com o apoio da Federação dos Motoristas por Aplicativo do Brasil (FEMBRAPP).