27.3 C
Manaus
31 de julho de 2025
AmazonasDestaques

Motoristas do Amazonas devem se atentar ao licenciamento anual, calendário segue em andamento

Com os aplicativos da Zapay e do Sem Parar, é possível consultar débitos e parcelar tributos em até 12 vezes no cartão de crédito

Imagem: Freepik

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) já divulgou o calendário de pagamento do licenciamento anual de 2025. Por isso, os motoristas devem ficar atentos aos prazos a fim de garantir a regularização de seus veículos e evitar problemas legais.

Segundo um levantamento da Unicamp/Estat, que analisou dados de janeiro de 2023 a dezembro de 2024, mais de 197 mil veículos foram retirados de circulação no Brasil em razão do licenciamento vencido.

Assim como nos anos anteriores, o cronograma segue o número final da placa do veículo. Caso haja descuido com essa obrigação, o proprietário pode enfrentar consequências financeiras, legais e até ter o automóvel impedido de circular.

Mais do que uma taxa obrigatória, o licenciamento comprova que o veículo está autorizado a trafegar dentro da lei. Ele viabiliza a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento essencial para atestar a regularidade do automóvel.

Sem esse documento, o motorista fica sujeito a penalidades. Entre elas, estão a multa de R$ 293,47, o registro de sete pontos na CNH e até a apreensão do veículo. Essa infração, classificada como gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), compromete diretamente a pontuação do condutor e pode acelerar a suspensão da habilitação.

Para evitar esse tipo de transtorno, soluções digitais como o aplicativo da Zapay ou o SuperApp do Sem Parar surgem como alternativas práticas e seguras. Por meio dessas plataformas, é possível consultar débitos veiculares, parcelar o tributo em até 12 vezes no cartão de crédito e efetuar o pagamento 100% online.

Além disso, manter o licenciamento em dia ajuda a evitar outras dores de cabeça. A inadimplência, por exemplo, impede a emissão do CRLV e pode dificultar a venda do veículo ou atrapalhar processos de financiamento.

Sobre a Zapay

Criada em 2017, a Zapay nasceu com o propósito de facilitar a vida dos motoristas brasileiros. A empresa é credenciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e, atualmente, é a única a operar em todos os Detrans do país.

Até agora, a Zapay já realizou mais de 106 milhões de consultas e ajudou a regularizar 3 milhões de veículos. Seu aplicativo e site somam mais de 4,2 milhões de downloads gratuitos. A plataforma permite o pagamento de IPVA, licenciamento e multas com Pix ou cartão de crédito (em até 12x), atendendo motoristas de carros, motos e caminhões em todo o território nacional.

Desde março de 2024, a empresa faz parte do ecossistema do Sem Parar, pertencente ao grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam formar o maior hub de soluções veiculares do Brasil.

Sobre o Sem Parar

Referência em mobilidade e pioneiro em pagamentos automáticos no país, o Sem Parar completa 25 anos em 2025. Com mais de 7,5 milhões de tags ativas, a empresa está presente em 100% da malha pedagiada nacional e em mais de 7,3 mil pontos urbanos credenciados — entre eles, estacionamentos, postos de combustível, drive-thrus, lava-rápidos e condomínios.

Seu SuperApp, principal canal de relacionamento com os clientes, conecta motoristas a mais de 30 produtos e serviços, além da já conhecida tag. Os planos são personalizados conforme o perfil do usuário e podem ser adquiridos em mais de 10 mil pontos de venda, pelo site ou por televendas.

Ao longo dos anos, o Sem Parar acumulou diversos prêmios importantes, como o Reclame Aqui, o Prêmio Mobilidade, o Melhores Serviços e o Marcas Mais, promovidos por veículos como O Estado de S. Paulo e a Folha de S.Paulo. Em 2025, a empresa alcançou a 26ª posição no ranking Brand Finance, que avalia as marcas mais influentes e valiosas do Brasil.

Leia mais

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 76 milhões

Matheus Valadares

Alexandre de Moraes acompanha jogo entre Corinthians e Palmeiras após sanções dos EUA

Matheus Valadares

Hugo Motta reage a sanções dos EUA contra Moraes e defende soberania brasileira

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!