24.3 C
Manaus
23 de fevereiro de 2025
DestaquesPolítica

MPC-AM desaprova contas na prefeitura de Autazes de 2023 por irregularidades de ex-prefeito

(Foto: Divulgação / Redes Sociais)

O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) emitiu um parecer técnico recomendando a desaprovação das contas da Prefeitura de Autazes referentes ao exercício de 2023. O ex-prefeito Andreson Adriano Oliveira Cavalcante foi responsabilizado por sérias irregularidades identificadas pela Comissão de Inspeção do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

Segundo o parecer, falhas na gestão fiscal e orçamentária comprometeram a eficiência administrativa, resultando em danos consideráveis aos cofres públicos. As irregularidades foram apontadas pela Diretoria de Controle Externo da Administração dos Municípios do Interior (Dicami) e pela Diretoria de Controle Externo de Obras Públicas (Dicopi), que identificaram deficiências na execução do orçamento municipal.

Diante das evidências, o MPC-AM recomendou a responsabilização do ex-prefeito e a imposição de um débito no valor de R$ 5 milhões, correspondente aos prejuízos detectados pela auditoria. O objetivo é assegurar a responsabilização do gestor e possibilitar a recuperação dos recursos públicos.

Agora, com o parecer emitido, o processo será submetido ao julgamento no Plenário da Corte de Contas. Os conselheiros do TCE-AM analisarão as conclusões da auditoria e decidirão pela aprovação ou desaprovação das contas. Caso a desaprovação seja confirmada, o ex-prefeito poderá ser alvo de sanções administrativas e financeiras, além de possível responsabilização judicial.

Leia mais

Jovem Alexandre, que desapareceu após surto em Manaus, é encontrado e retorna à família

Marcilon Souza

Jovem morre após colidir em traseira de caminhão em ramal no Careiro da Várzea no AM

Marcilon Souza

Balsa que transportava soja colide com porto em Borba, no Amazonas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!