8 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

Mulher é morta por agente do ICE em operação migratória nos EUA

Reuters/Tim Evans

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira (7) que uma mulher foi baleada e morta por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante um confronto entre agentes federais e manifestantes no sul de Minneapolis, no estado de Minnesota.

De acordo com a porta-voz do departamento, Tricia McLaughlin, os agentes “estavam realizando operações direcionadas” quando moradores da região tentaram bloquear os veículos federais. Segundo ela, o agente disparou “tiros defensivos” após a mulher tentar atropelar os agentes.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o veículo da vítima dando ré e, em seguida, acelerando em direção a um agente, que reage com disparos à queima-roupa. Testemunhas afirmaram que os agentes ordenavam que a motorista saísse do carro momentos antes dos tiros.

Autoridades locais contestam versão federal

O governador de Minnesota, Tim Walz, pediu calma à população, mas criticou duramente a ação federal. Para ele, a “imprudência do governo Trump custou a vida de alguém”.

Já o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, confirmou que a mulher morta tinha 37 anos e manifestou solidariedade à família. Ele também contestou a narrativa oficial do Departamento de Segurança Nacional.
“Agentes de imigração estão causando caos em nossa cidade”, afirmou. “Exigimos que o ICE deixe a cidade e o estado imediatamente.”

Trump fala em legítima defesa

Em uma rede social, o presidente Donald Trump defendeu a conduta do agente envolvido, afirmando que ele agiu em legítima defesa. Segundo Trump, as imagens do episódio indicam que a motorista tentou atropelar o agente de forma “violenta” e “deliberada”.

Operação migratória ampliada

O confronto ocorreu em meio a uma grande ofensiva migratória iniciada pelo Departamento de Segurança Nacional na terça-feira (6). Cerca de 2 mil agentes e oficiais federais atuam na operação que ocorre na região de Minneapolis. A cidade está ligada, em parte, a investigações sobre supostas fraudes envolvendo residentes de origem somali.

 

Leia mais

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Conheça a casa do BBB 26: primeiras fotos são reveladas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!