28 de agosto de 2025
CidadeDestaques

Museu da Cidade de Manaus recebe 2 mil visitantes por mês e reforça importância histórica e cultural

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), celebra o expressivo número de 2 mil visitantes por mês no Museu da Cidade de Manaus. Localizado no centro histórico, o espaço se consolidou como um dos principais pontos culturais da capital. Ele atrai tanto moradores quanto turistas interessados na história e no patrimônio local.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, “o Museu da Cidade de Manaus é um local que conta a história do nosso povo e do nosso desenvolvimento. Esses números demonstram que a população valoriza esse patrimônio e busca se conectar com sua própria história”. Além disso, ele destacou que a crescente visitação comprova a importância do museu na preservação da identidade cultural da cidade.

Por sua vez, o coordenador do museu, Leonardo Novellino, reforça que o espaço tem um papel essencial na educação e no fortalecimento da cultura manauara. “O museu é um ponto de encontro entre passado e presente. A cada mês, milhares de pessoas vivenciam essa experiência e saem daqui com um novo olhar sobre Manaus”, destacou.

História do museu

O Museu da Cidade de Manaus está instalado em um dos prédios mais emblemáticos da capital amazonense: a antiga sede da Prefeitura de Manaus, também conhecido como Paço da Liberdade. Construído em 1879, o edifício já abrigou a sede do governo municipal. Ao longo dos anos, foi palco de importantes momentos da história política e administrativa da cidade.

Após passar por um processo de revitalização, o local foi reinaugurado como o Museu da Cidade em 2018. Sua missão é preservar e contar a história de Manaus de maneira inovadora. Nesse sentido, seu acervo combina tecnologia e interatividade. Assim, proporciona aos visitantes uma imersão na trajetória da cidade, desde os povos indígenas até os tempos atuais.

Visitação

Atualmente, o Museu da Cidade de Manaus funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h20. O encerramento das atividades ocorre às 17h. Vale destacar que a entrada é gratuita. O espaço oferece exposições permanentes e temporárias, promovendo, assim, uma experiência interativa e educativa sobre a trajetória da capital amazonense.

Por fim, a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, segue investindo na preservação do museu e na ampliação das atividades culturais. Dessa forma, reafirma seu compromisso com a valorização da história e da identidade local.

Leia mais

Pastor preso por estupros em Manacapuru fingia ser homossexual para enganar vítima

Matheus Valadares

Homem é executado após suposta ‘casinha’ na Avenida do Turismo

Matheus Valadares

Novo Aleixo é desclassificado da Taça das Favelas Amazonas e Viver Melhor assume vaga na final

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!