Na noite de quarta-feira (12), o Nacional fez sua estreia no segundo turno do Campeonato Amazonense de 2025 com uma vitória emocionante. Com um gol do atacante Hernane Brocador, o Leão da Vila Municipal quebrou a invencibilidade do Amazonas FC, vencendo por 1 a 0 na Arena da Amazônia. Este jogo também marcou a estreia do técnico Welington Fajardo à frente do time azulino.
O jogo
A partida começou com o Amazonas impondo-se, utilizando uma formação semelhante à que venceu o primeiro turno. O treinador Eduardo Barros manteve a base deixada por Cléber Gaúcho, realizando apenas três mudanças. A estratégia do Leão era explorar os contra-ataques.
Sem a posse de bola, o Amazonas pressionou a saída de jogo do Nacional. Aos 14 minutos, quase abriu o placar. Wanderson pressionou o goleiro David Becker, interceptou um lançamento e quase marcou, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 19 minutos, Cocote recebeu a bola pela direita, puxou para o meio e arriscou de fora da área. David Becker fez uma defesa segura.
O Amazonas voltou a ameaçar aos 26 minutos. Robertinho tocou para Larry Vásquez, que rapidamente acionou Xavier. O camisa 17 encontrou Zabala na entrada da área, e o uruguaio finalizou forte, obrigando Becker a mais uma grande defesa.
Segundo tempo
No segundo tempo, Eduardo Barros trouxe Rafael Tavares para ajudar na criação. Aos 7 minutos, Tavares fez uma inversão de bola para Rafael Monteiro. Mesmo sem ângulo, Monteiro finalizou, e Becker tocou na bola, que resvalou na trave.
Aos 11 minutos, o centroavante azulino aproveitou uma oportunidade. Após um lançamento de David Becker, Peninha dominou e ajeitou para Hernane Brocador, que finalizou de primeira, colocando o Nacional em vantagem.
Com a entrada de Rodrigo Varanda e Luquinhas, o Amazonas se tornou ainda mais ofensivo. Aos 25 minutos, Tavares cruzou para Luquinhas cabecear, mas Becker fez uma defesa tranquila. Henrique Almeida também estreou pelo Amazonas, enquanto Eduardo Barros reforçou o ataque.
O Nacional lutou para evitar as investidas do Amazonas e manter a vitória. Na reta final, houve expulsões para ambos os lados: Ivanzinho, do Nacional, e Luquinhas, do Amazonas. O placar de 1 a 0 se manteve até o final.
O Caboco do Jogo
Ao término da partida, Hernane Brocador foi eleito o “Caboco do Jogo”, prêmio oferecido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador, por meio de votos de jornalistas presentes.
Próximos jogos
As equipes retornam ao campo às 15h30 deste sábado (15). O Amazonas enfrentará o Manauara na Arena da Amazônia, enquanto o Nacional jogará