O frio em Rio Branco não inibiu o Nacional FC na partida diante do São Francisco (AC), pelo returno do Campeonato Brasileiro Série D. O clube amazonense venceu o time católico por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (14), no estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, em Rio Branco, no Acre.
Érico marcou dois e o Iury Tanque contribuiu com um gol, mantendo a equipe azulina na liderança do Grupo 1, com 19 pontos. Na próxima rodada, o Naça encara o Águia de Marabá, no sábado (17), no estádio Ismael Benigno, a Colina. Já o São Chico enfrenta o Trem (AP), no dia seguinte, em Macapá.
O jogo
Na capital acreana, Rio Branco, o cronômetro marcava 14°, mas não era só o clima que estava frio. Em campo, nos primeiros minutos de jogo, os times apostaram em bola de longa distância, sem sucesso. Primeiro com Geovani, que cobrou falta e mandou para longe do gol. Depois com Iago, que tentou levar perigo em cobrança de falta, mas a redonda passou por cima.
Aos 15, o Leão assustou com chegada perigosa pelo lado esquerdo do ataque. Ceará cruzou para a área, porém, a defesa do São Francisco desarmou. A resposta veio depois de dois minutos. Daniego aproveita falha da zaga do time amazonense e avança. O atacante manda para pequena área e Geovani domina, chuta, mas para fora.
Jonathan salvou! Erick ganhou em velocidade. Ele avançou pelo lado direito, ganhou da marcação, invadiu a área, chutou cruzado por cima, e obrigou Jonathan espalmar, salvando a equipe azulina, após falha da defesa.
Aos 29, o Naça respondeu! Clayton pega a sobra na entrada da área, desvia dos adversários e finaliza de pé esquerdo. A redonda raspou o travessão e voltou para Saulo segurar.
O Leão da Vila Municipal tinha dificuldades de chegar ao ataque, enquanto o São Chico se mantinha melhor. Isso mudou aos 40 minutos! Após cobrança de falta, a zaga do Católico tira. Na sobra, a bola é mandada para área de novo. O atacante Érico segura e estufa a rede do time acreano.
No lance seguinte, Thiago Oliveira rouba a bola do ataque e avançou para o contra-golpe. Ele bate forte de pé esquerdo, mas chutou por cima da meta de Jonathan. O primeiro tempo esticou até aos 49 minutos, com o Nacional na frente por 1 a 0.
Segundo tempo
Seguindo no duelo na etapa complementar, em jogada ensaiada, Wendel manda direto, a bola é desviada e o juiz marcou escanteio. Após a cobrança, Paulinho subiu de cabeça e mandou por cima da trave.
Na etapa complementar, o clube amazonense tinha melhores passes e jogava sem pressa. Já o São Chico, lançava a bola com Ciel em cobrança de falta e defesa do Nacional conseguia afastar.
Aos 22 minutos, Ciel estava novamente na bola parada. Ele bateu firme, a bola quica e o arqueiro Jonathan segurou. Em lance seguinte, a defesa do clube acreano falhou. Iury Tanque fica no comando, avançou, entrou na área em velocidade, cara a cara com o goleiro Saulo, acabou chutando por cima da meta.
Inacreditável! Iury Tanque estava com a posse de bola, conseguiu desviar da marcação e, livre para chutar, manda por cima. Não demorou muito e de novo, Tanque desperdiça. O camisa nove do Naça recebeu e, de cabeça, manda novamente por cima da meta de Saulo.
Tentou, tentou e conseguiu. Aos 32, em jogada pela esquerda, a bola cruzada rasteiro, Tanque dominou e finalizou no canto direito. Já aos 34, após lançamento pelo lado direito na grande área, Gabriel bate cruzado e Érico completa e deixa seu gol da noite e o terceiro do Naça.
O São Francisco tentava diminuir o placar, porém, não passava pela defensiva do Leão. A partida seguiu até os 51 minutos, com a vitória segura do Nacional por 3 a 0.
Ficha técnica
Nacional – Jonathan, Clayton, Paulão, Paulinho, Iago, Wendel (João Victor), Ceará (Gabriel), Jean (Alan Patrick), Iury, Hitalo (Kiko) e Érico (Vitinho). Tec – João Carlos Cavalo.
São Francisco – Saulo, Weverton, Joanderson, Fabio, Matheus, Bruno (Romarinho), Thiago (Gabriel), Geovani, Erick (Juninho), Ajaciel (Vitinho), Daniego (Mendes). Tec – Everton Lima.
Gols: Érico 40 do 1°T, Iury Tanque aos 32 do 2°T, Érico 34 do 2°T(Nacional)
Cartão amarelo: Jean Carlos (Nacional); Weverton (São Francisco)
Estádio: Antônio Aquino Lopes, o Florestão
Árbitro: Bruno Monteiro Cunha (PB)
Com informações do A Crítica