O Nacional garantiu sua vaga na final do segundo turno do Campeonato Amazonense 2025 após vencer o RPE Parintins nos pênaltis, por 4 a 3, nesta terça-feira (25/03). O jogo terminou empatado em 0 a 0 no tempo regulamentar, e o Leão mostrou maior eficiência na disputa por penalidades. Agora, o Naça aguarda o vencedor do confronto entre Manaus e Manauara para a decisão.
Como foi a partida
O RPE Parintins começou melhor e quase abriu o placar logo aos dois minutos, com Rodriguinho chutando na trave. O Tourão dominou as ações iniciais, pressionando o Nacional em seu campo defensivo.
O Leão, por sua vez, se organizou bem na defesa e buscou oportunidades em contra-ataques pelas laterais. Nos acréscimos do primeiro tempo, Pedro Rosa testou o goleiro Matheus Carlos, que fez boa defesa. Em seguida, Wendel também exigiu outra intervenção do arqueiro adversário em cobrança de escanteio.
No segundo tempo, o Nacional assumiu maior posse de bola, mas não conseguiu criar chances claras. A jogada mais perigosa veio com William Mineiro, que acertou a trave de cabeça. Com o empate persistindo, a decisão foi para os pênaltis.
Disputa de pênaltis
Pelo Nacional, Barbieri, William Mineiro, Brenno Fernandes e Léo Aquino converteram suas cobranças, enquanto Gustavo Hebling teve sua finalização defendida por Matheus Carlos.
Já o RPE Parintins marcou com Vinícius Nascimento, Wesley Oliveira e Elivelton, mas Kaique Kainã e Dagson falharam, sendo defendidos pelo goleiro David Becker.
David Becker é eleito Caboco do Jogo
Com atuação segura durante a partida e decisiva nos pênaltis, David Becker recebeu o troféu de Caboco do Jogo, concedido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) com votação de três profissionais de imprensa presentes na Arena da Amazônia.
Próximos passos
O Nacional agora aguarda o adversário na final do segundo turno do Barezão 2025, que será definido entre Manaus e Manauara. Já o RPE Parintins encerra sua participação no futebol profissional masculino desta temporada e só retornará em 2026.