Em partida disputada na tarde deste sábado (15), no estádio Carlos Zamith, o Nacional-AM superou o São Raimundo-AM por 4 a 1 e deu um passo importante rumo à vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Os gols do Leão foram marcados por Vicente, Lucas Oliveira e Hernane Brocador, que balançou as redes duas vezes. Maycon Rangel descontou para o Tufão.
Situação na tabela
Com a vitória, o Nacional assumiu a liderança do grupo B do returno do Campeonato Amazonense, somando seis pontos e alcançando 13 na classificação geral. O time abriu três pontos de vantagem para o segundo colocado, ficando próximo de assegurar sua participação na quarta divisão nacional. Por outro lado, o São Raimundo sofreu sua primeira derrota no segundo turno e permanece com apenas um ponto.
Como foi o jogo
O Nacional começou a partida pressionando e quase abriu o placar logo no primeiro minuto, em chute de Peninha que obrigou o goleiro adversário a trabalhar. Aos quatro minutos, Vicente aproveitou um cruzamento da esquerda, antecipou a marcação e colocou o Leão em vantagem.
Aos 11 minutos, o time da casa quase ampliou quando Lucas Oliveira encontrou Peninha livre na área, mas a finalização acertou a trave. O São Raimundo respondeu aos 13 minutos, em cobrança de falta de Thiago Amazonense, defendida por David Becker.
O segundo gol do Nacional saiu aos 28 minutos. Hernane Brocador finalizou dentro da área, o goleiro defendeu, mas Lucas Oliveira pegou o rebote de cabeça e marcou. Aos 40 minutos, Hernane voltou a brilhar: após driblar o goleiro, escorregou na hora do chute, mas se recuperou e marcou o terceiro gol do Leão.
Etapa final
No segundo tempo, o São Raimundo tentou reagir, mas o Nacional seguiu dominando as ações. Aos oito minutos, Lucas Oliveira quase marcou de cabeça após cobrança de escanteio. Aos 18, ele deu uma assistência para Hernane Brocador, que driblou o goleiro e fez o quarto gol do Nacional.
O São Raimundo descontou aos 22 minutos. Em uma jogada individual após um escanteio, Maycon Rangel driblou dois adversários e chutou forte para marcar o único gol do time visitante. Mesmo com a tentativa de reação, o Tufão teve dificuldades para criar novas chances claras.
Aos 38 minutos, Thiago Amazonense ainda tentou diminuir a diferença em um chute no ângulo, mas David Becker fez uma grande defesa. Com a expulsão de Maycon Rangel, o Nacional teve tranquilidade para controlar o jogo até o apito final, garantindo uma vitória expressiva e a liderança do grupo B.
Próximos compromissos
Na próxima rodada, o São Raimundo encara o Amazonas na terça-feira (18), às 20h30 (horário de Manaus), na Arena da Amazônia. Já o Nacional enfrenta o Manauara na quarta-feira (19), no mesmo horário e local.