33.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
BrasilPolícia

“Não somos parceiros, somos árbitros da vacina”, diz Anvisa

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, falou no início da tarde desta terça-feira (10) sobre o “evento adverso grave” que motivou a agência a suspender as pesquisas da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan. Ao detalhar a decisão, o dirigente da agência afirmou que a decisão foi tomada especificamente pela área técnica.

– Essa decisão é técnica, essa decisão não depende de aval nem da doutora Alessandra [Soares, diretora da Segunda Diretoria da Anvisa], nem meu, é uma decisão técnica. Tenho dito sempre que as decisões da Anvisa são decisões de colegiado – disse Barra Torres.

O diretor-presidente ainda destacou que o motivo para a suspensão foi o fato de que as informações repassadas para a agência eram “insuficientes e incompletas” para continuar permitindo o desenvolvimento do imunizante e declarou que, diante de informações incompletas, essa era única decisão a ser tomada.

– Para ser tirada [a dúvida sobre o evento adverso], documentos claros, precisos e completos têm que ser enviados pra nós, o que não aconteceu […] em sede de dúvidas, paramos – declarou.

Barra Torres ainda fez uma analogia com o futebol ao dizer que a paralisação da pesquisa foi como o uso do VAR, que serviu para que não houvesse dúvida sobre os riscos da doença, e destacou que a agência não é parceira das pesquisas, mas que atua como árbitra dos imunizantes.

– A Anvisa não é parceira de nenhum desenvolvedor, de nenhum laboratório, não somos parceiros. A imagem que coloco pra vocês é de um juiz [de futebol] – completou.

Leia mais

Jovem morre após reação alérgica durante tomografia em hospital de SC

Matheus Valadares

Homem invade residência, amarra adolescente e a estupra no bairro Tancredo Neves

Matheus Valadares

Escola em Araucária (PR) é denunciada por tortura e omissão após menino autista ser amarrado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!