32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
AmazonasDestaques

Nesta sexta-feira, Governo do Amazonas paga valores descontados por faltas e reafirma compromissos com a Educação

O Governo do Amazonas, dando continuidade aos acordos firmados com os profissionais da Educação, paga nesta sexta-feira (16/6) os valores descontados dos contracheques dos servidores que faltaram às atividades escolares durante a greve, considerada ilegal pela Justiça estadual. A nova folha de pagamento já foi processada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead).
A medida reforça o compromisso assumido pelo governador Wilson Lima, em coletiva de imprensa no dia 1º de junho, quando anunciou o reajuste de 8% da data-base dos 33.168 trabalhadores da rede estadual de Educação do Amazonas.
Na ocasião, o governador também anunciou o reajuste de 18,42% no valor do auxílio-transporte, e o pagamento de progressões verticais para 2.225 professores e pedagogos, que serão feitas por decreto governamental.
Na última quarta-feira (07/06), o Governo do Amazonas enviou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a mensagem governamental com o reajuste de 8% no salário da categoria e garantindo a concessão de Regime Complementar para secretários escolares e coordenadores distritais e regionais.
De acordo com o Projeto de Lei, o reajuste dado a título de data base, referente a 2022, será concedido aos servidores da Seduc, integrantes dos grupos ocupacionais do Magistério, de Profissionais de Nível Superior, Médio e Fundamental, a contar retroativo de 1º de março de 2023.
Outra medida prevista na mensagem à Aleam é promover a alteração do dispositivo que enumera os servidores que poderão trabalhar em regime complementar, até no máximo 40 horas semanais, de acordo com a necessidade. Neste caso, os servidores receberiam vencimento proporcional à carga horária trabalhada adicional.
Avanço
Com o reajuste da data-base concedida pelo Governo do Amazonas, a remuneração de docentes em final de carreira, que passarem para a categoria “H”, com Doutorado, pode chegar a R$ 16.040,24, enquanto aqueles que possuem Mestrado, em igual situação, receberão até R$ 10.596,23, somando o salário aos auxílios transporte e alimentação.
Nos últimos quatro anos, foram concedidas progressões a mais de 20 mil educadores, das quais 5,5 mil foram verticais e 14,9 mil horizontais.

Leia mais

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!