25.3 C
Manaus
11 de julho de 2025
DestaquesMundo

Netanyahu e Trump focam na libertação de reféns em Gaza e possível acordo de cessar-fogo

Premier israelense destaca combate ao Hamas e cooperação militar com os EUA após ataques ao Irã; cessar-fogo de 60 dias pode ser anunciado ainda esta semana

© REUTERS/Kevin Lamarque

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou nesta quarta-feira (9) que o principal tema de sua reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi a libertação dos reféns mantidos em Gaza. Ele reforçou a postura de Israel de eliminar as capacidades militares e governamentais do Hamas.

Discussões abrangeram ações no Irã e aliança militar

A princípio,  Netanyahu ressaltou que ambos os líderes discutiram também os impactos e potenciais da “grande vitória sobre o Irã”. A guerra aérea aconteceu no mês passado, e os EUA se juntaram aos ataques israelenses contra instalações nucleares iranianas.

Netanyahu está realizando sua terceira visita aos EUA desde 20 de janeiro, data em que Trump assumiu a presidência. Ele afirmou aos repórteres que, embora ainda acredite que a campanha israelense em Gaza não esteja concluída, os negociadores estão trabalhando em um acordo de cessar-fogo.

Cessar-fogo com Hamas e papel do Catar nas Conversas

Além disso, o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, revelou que o número de obstáculos para o acordo caiu de quatro para um, aumentando o otimismo para um cessar-fogo de 60 dias. O pacto pode incluir também a libertação de dez reféns vivos e nove mortos.

Antes da chegada de Netanyahu, uma delegação do Catar, que facilita negociações indiretas entre Israel e Hamas, se encontrou com autoridades da Casa Branca. O objetivo é avançar nas conversas.

Próximos Encontros e posicionamento político no Congresso

Na terça-feira, Netanyahu se reuniu com o vice-presidente JD Vance e foi ao Capitólio, onde conversou com o presidente da Câmara, Mike Johnson. Hoje (9), ele deve voltar ao Congresso para dialogar com líderes do Senado.

Em coletiva, confirmou que ainda há trabalho a ser feito em Gaza, com foco em libertar reféns e destruir a infraestrutura do Hamas, mesmo enquanto caminha para um potencial cessar-fogo.

 

Leia mais

Manifestantes ocupam a Avenida Paulista em protesto contra Trump

Matheus Valadares

Motociclista tem corpo partido ao meio durante ‘rolezinho’ em São Luís

Matheus Valadares

Manacapuru celebra 93 anos com programação cultural, capacitação e fomento ao comércio local

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!