O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) ironizou uma declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A fala de Haddad gerou polêmica ao questionar a veracidade de um vídeo postado por Nikolas no Instagram, que alcançou mais de 300 milhões de visualizações.
O fato aconteceu durante a audiência com as comissões de Finanças e Tributação, e de Fiscalização Financeira e Controle, naCâmara dos Deputados, nessaa quarta-feira (11). Na ocasião, o ministro afirmou que o vídeo era fake news, argumentando que “não existem 300 milhões de pessoas no mundo que falam português”.
“Vem falar de barbeiragem por causa de fake news de Pix com patrocínio das big techs para atingir 300 milhões? Não tem 300 milhões de pessoas no mundo que falam português”, disse o ministro.
Nikolas responde com ironia
Poucas horas depois, Nikolas Ferreira respondeu no X (antigo Twitter): “Como Baby Shark pode ter 15 bilhões de visualizações se só temos 8 bilhões de pessoas no mundo?”
A resposta debochada expôs a falha de entendimento do ministro, já que visualizações nas redes sociais não são únicas, podendo ser repetidas por uma mesma pessoa várias vezes.
Polêmica sobre o Pix
O vídeo mencionado trazia uma crítica de Nikolas a uma suposta taxação do Pix, que o governo federal negou oficialmente. Ainda assim, a publicação viralizou rapidamente.
A audiência acabou encerrada após um bate-boca entre Haddad e parlamentares da oposição, incluindo Carlos Jordy (PL).
O ministro se queixou do comportamento dos deputados, acusando-os de molecagem por deixarem a sessão antes de ouvirem suas respostas. “Estou perdendo meu tempo para desabafar. Isso é molecagem”, declarou Haddad.