O Instituto Ana Maria Bento (IAMB), localizado no Conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, realizou uma palestra e dinâmica sobre a importância da família no tratamento à depressão. No dia 10 de setembro celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Segundo a psicóloga do IAMB, Renata Manzano, a família deve estar atenta aos sinais da depressão quando algum membro está sofrendo com a doença. Em muito casos, a depressão age de maneira silenciosa.
“Neste mês de prevenção ao suicídio, destacamos a importância da família no tratamento da depressão. Às vezes, a pessoa fica mais quieta no quarto, mais calada e com menos amizades, por exemplo. Portanto, a perca de interesse é uma mudança de comportamento que a família deve observar e, mesmo quando ela émenos perceptível, a família deve continuar atenta. Depressão não é frescura, mas algumas pessoas temem em tocar neste assunto com os mais próximos. Às vezes a pessoa deseja desabafar.”, explicou Renata.
Após a palestra, a psicóloga fez uma dinâmica com 30 pessoas presentes no Instituto. Na atividade, as pessoas deveriam estourar balões que continham palavras que definiam sentimentos negativos. A iniciativa buscou incentivar as pessoas a porem para fora sensações que geravam dissabores em suas vidas, como a mágoa, o rancor e outros.
Depois da dinâmica, o Instituto Ana Maria Bento ainda ofereceu um coquetel de alimentos e doou 10 cestas básicas às famílias presentes no local.