26.3 C
Manaus
27 de agosto de 2025
DestaquesMundo

Nova espécie de sucuri flagrada na Amazônia pode ser a maior do mundo

Foto: Reprodução/Instagram

Flagrada na Amazônia, uma nova espécie de sucuri-verde pode ser a maior do mundo. O animal foi encontrado pelo cientista e apresentador de TV Freek Vonk, que entrou em um rio e nadou ao lado da cobra gigante, com oito metros de comprimento e mais de 200 quilos.

O relato foi publicado na revista científica Diversity, na última sexta-feira (16). Até agora, apenas uma espécie de anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima) era conhecida na Amazônia.

“Hoje, com outros 14 cientistas de nove países, descrevi uma nova espécie de cobra da Amazônia, que pode ser a maior do mundo. E não é qualquer uma, trata-se de uma serpente gigante! Descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda-verde, como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes, é, na verdade, duas espécies diferentes!”, postou o holandês no Instagram.

“Embora pareçam quase idênticas à primeira vista, a diferença genética entre as duas é de 5,5%, e isso é enorme. Para colocar isso em perspectiva, humanos e chimpanzés são geneticamente diferentes entre si apenas em cerca de 2%”, acrescentou ele.

“Por mais emocionante que seja a descoberta desta cobra, a região Amazônica está sob forte pressão das alterações climáticas e da contínua perda da floresta primária. Mais de um quinto da Amazônia já desapareceu, o que é mais de 30 vezes a área da Holanda. A sobrevivência destas icônicas cobras gigantes está intimamente ligada à proteção do seu habitat natural. Esta pesquisa enfatiza o cuidado que devemos ter com a nossa maior floresta do mundo”, finalizou ele.

 

Leia mais

Homem enterrado no Conjunto Castanheira sofreu tortura e levou 19 tiros

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em cova casa na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Argentina investiga suposto esquema de corrupção envolvendo irmã de Javier Milei

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!