A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), uma nova fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos do dia 8 de janeiro em Brasília. Segundo a corporação, os alvos desta etapa são suspeitos de terem fomentado um movimento chamado “Festa da Selma”, que seria um codinome usado para se referir às invasões.
Ao todo, a PF cumpre 16 mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão preventiva. Até as 7h desta quinta, oito dos dez alvos de prisão preventiva já tinham sido detidos, segundo o portal G1. Entre os presos, dois foram detidos no Distrito Federal, dois em Goiás, dois em Santa Catarina, um na Paraíba e um no Paraná.
Segundo a corporação, há mandados a serem cumpridos em Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Bahia e no Distrito Federal. As ações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Polícia Federal não divulgou os nomes dos detidos, mas diversos veículos de imprensa apuraram que entre os presos estão o pastor Dirlei Paiz, da cidade catarinense de Blumenau, e a cantora gospel Fernanda Ôliver, de Goiânia, capital de Goiás. Também teriam sido presos os influenciadores digitais Isac Ferreira e Rodrigo Lima.