24.3 C
Manaus
23 de fevereiro de 2025
CidadeDestaques

Novo semáforo entra em operação na Av. Umberto Calderaro com a Belo Horizonte para aumentar a segurança

Divulgação

Prefeitura de Manaus instala novos semáforos no cruzamento da avenida Umberto Calderaro Filho com a rua Belo Horizonte para aumentar segurança viária

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está implementando uma nova intervenção viária no cruzamento da avenida Umberto Calderaro Filho com a rua Belo Horizonte, na zona Centro-Sul da cidade. A partir de domingo, 23 de fevereiro, novos semáforos entrarão em funcionamento no local, com o objetivo de reduzir acidentes e melhorar a segurança de motoristas e pedestres em um dos trechos mais críticos de Manaus.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Renato Junior, a instalação dos semáforos é uma medida essencial para proteger vidas. “Seguindo a determinação do prefeito David Almeida, estamos priorizando locais com alto índice de acidentes. Após estudos técnicos, identificamos a necessidade de uma sinalização eficiente para organizar o trânsito e garantir mais segurança”, afirmou.

Estudos técnicos e dados alarmantes

Antes da instalação dos semáforos, a Prefeitura de Manaus realizou um estudo detalhado do fluxo de veículos e pedestres no cruzamento. Durante um mês, drones monitoraram o local, identificando pontos críticos de congestionamento e travessias perigosas. Os dados revelaram que, nos horários de pico, motoristas chegavam a esperar entre 15 e 20 minutos para cruzar a Umberto Calderaro Filho a partir da Belo Horizonte. Além disso, a cada três acidentes registrados no local, dois resultavam em vítimas lesionadas ou fatais.

Solução imediata para segurança e fluidez

Com base nesses dados, a Prefeitura decidiu instalar um conjunto semafórico para organizar o tráfego e permitir travessias mais seguras. A intervenção foi planejada para impactar minimamente o fluxo de veículos, com mudanças focadas principalmente na conversão da ladeira da Umberto Calderaro Filho, vindos da avenida André Araújo. Dessa forma, o tráfego principal da via permanece livre, evitando congestionamentos.

“Nossa prioridade é proteger vidas, ordenar o trânsito e reduzir o tempo de espera. Com essa solução, garantimos que os condutores possam cruzar a via com segurança, minimizando riscos de colisões”, destacou Renato Junior.

Monitoramento e ajustes futuros

diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, reforçou que a instalação dos semáforos foi baseada em estudos técnicos precisos. “Analisamos o fluxo de veículos e pedestres para garantir que a solução adotada melhore a segurança e a fluidez no local. Quem vem pela Belo Horizonte poderá atravessar com total segurança”, explicou.

A Prefeitura de Manaus também informou que, embora a solução definitiva para o trecho seja a construção de uma passagem de nível, a instalação dos semáforos é uma medida emergencial para reduzir acidentes e organizar o trânsito de forma imediata. A nova sinalização já está em funcionamento, e a Prefeitura continuará monitorando o impacto da mudança para realizar ajustes, se necessário.

Leia mais

Jovem Alexandre, que desapareceu após surto em Manaus, é encontrado e retorna à família

Marcilon Souza

Jovem morre após colidir em traseira de caminhão em ramal no Careiro da Várzea no AM

Marcilon Souza

Balsa que transportava soja colide com porto em Borba, no Amazonas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!