17 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Omar Aziz diz que CPI da Covid terá ‘início, meio e fim’

O senador do Amazonas, Omar Aziz foi o escolhido para liderar a CPI da Covid. Em um dos seus primeiros discursos como presidente, ele garantiu que a CPI terá início, meio e fim e que não vai ignorar os mais de 400 mil brasileiros mortos pela doença que devasta o país desde o ano passado:

“A CPI vai ter início, meio e fim. Não dá para uma pessoa como eu, do estado do Amazonas, que foi um dos estados que mais sofreram com a pandemia, fazer de conta que não aconteceu nada. O Brasil tem em torno de 2,5% da população mundial, e nós representamos 26% de óbitos. Vamos chegar em uma semana a mais de 400 mil óbitos. Em outubro de 2019, todos os cientistas, as pessoas que trabalhavam no Ministério da Saúde já sabiam que a pandemia ia chegar no Brasil O Brasil não fez absolutamente nada para impedir a entrada do vírus no início”, disse em entrevista à Globonews, nesse domingo (18).

Omar disse que o processo de investigação ocorrerá de forma séria e transparente e adiantou que pretende pedir explicações sobre a falta de oxigênio que culminou na morte de várias pessoas em Manaus, assim como sobre a demora nas negociações que envolvem a compra de vacinas:

“Nós temos relações comerciais com o mundo todo, o Brasil não tem inimigos, e nós temos dificuldade de trazer insumos para produzir vacinas. Eu sei, eu perdi um

irmão, há 40 dias atrás, mas eu não culpo ninguém, porque essa doença é fatal para qualquer pessoa. Eu não posso dizer que o presidente foi responsável pela morte do meu irmão, que o governador fez isso, eu quero é que mais vidas sejam salvas. E aí, não tem cargo no governo, não tem recurso para o estado que faça eu mudar um centímetro dessa nossa linha de investigação”, afirma.

Aziz contou ainda que já tem um relator para indicar e que escolheu Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, para esta posição.

O estado do Amazonas foi um dos mais atingidos pela segunda onda da covid-19 no país e enfrentou em meio à pandemia, um colapso sem precedentes na saúde provocado pela falta de oxigênio, leitos de UTI e material para combater a doença.

Milhares de amazonenses perderam a vida por conta do caos que se instalou no estado e foi ignorado pelas autoridades.

Leia mais

Generoso denuncia perseguição política de Roberto Cidade e defende liberdade de imprensa

Matheus Valadares

Vigilante reage, cancela CPF de assaltante e outro acaba preso em Fortaleza

Matheus Valadares

PEC da Blindagem avança e amplia escudo de impunidade no Congresso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!