O senador Omar Aziz (PSD-AM) voltou a defender com veemência a pavimentação da BR-319 e criticou duramente os vetos presidenciais. De acordo com ele, tais ações inviabilizam a recuperação da estrada.
Durante pronunciamento nesta terça-feira (12), no Senado Federal, Aziz apelou ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, a pauta urgente dos vetos assim que chegarem ao Congresso.
A principal queixa do senador é sobre o veto à emenda que autoriza a repavimentação de estradas já existentes, como a BR-319, que liga os estados do Amazonas e Roraima ao restante do país. Para ele, a justificativa do governo “não se sustenta tecnicamente nem ambientalmente”.
“Depois de acordado, o governo vem e veta. Isso é inadmissível”, declarou Aziz, revelando que houve consenso prévio com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a viabilidade da obra.
Aziz também anunciou que fará um apelo formal ao presidente do Senado. Ele quer a entrada dos vetos em pauta no prazo de menos de 24 horas após sua chegada. Isso permitirá análise conjunta com a Câmara dos Deputados.
“O Senado e a Câmara não podem ser subservientes a ninguém. Precisamos analisar veto a veto, manter os que forem justos e derrubar os que impedem o avanço do país. Isso é urgente e urgentíssimo”, afirmou o senador.
Contra interesses patrióticos
Em tom firme, Omar ainda criticou a atuação de agentes públicos e setores do governo que, de acordo com ele, trabalham contra os interesses do Brasil.
“Quem está a serviço da população brasileira não deixaria dois estados isolados, como Roraima e Amazonas. É preciso pensar no Brasil e não em agradar países que ignoram a questão ambiental”, disparou.
“São antipatriotas, tanto dentro quanto fora do Brasil, aqueles que sabotam o desenvolvimento nacional.”
Por fim, Aziz finalizou defendendo a derrubada dos vetos que, em sua visão, travaram o progresso de uma rodovia essencial para o Norte do país e para o equilíbrio logístico da Amazônia.