6 de novembro de 2025
DestaquesPolícia

Operação Alvo Certo prende 27 foragidos por homicídio no Amazonas

📸 Fotos: Erlon Rodrigues / PC-AM

A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira (06/11) o balanço da Operação Alvo Certo, que resultou na prisão de 27 foragidos da Justiça pelo crime de homicídio.

As ações ocorreram ao longo da semana em Manaus e em municípios do interior do estado, com apoio operacional da:

  1. Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM)
  2. Delegacias Distritais
  3. Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS)
  4. Companhia de Policiamento Especializado (CPE) da PMAM.

Até outubro de 2025, 364 homicidas já foram presos em Manaus, o que representa média superior a uma prisão por dia e aumento de 46,8% em relação ao mesmo período de 2023.

Durante coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que 16 dos presos já estavam condenados em regime fechado e 11 tinham prisões preventivas decretadas.

“É a maior operação de combate a homicídios já realizada no estado. Foram 27 indivíduos retirados do convívio social por crimes bárbaros que chocaram a sociedade”, afirmou Fraga.

O delegado Fábio Aly, titular da Polinter, informou que todos os foragidos do estado estão sob monitoramento. Ele afirmou que novas fases da operação acontecerão em breve. Todavia, nesta edição, a ação concentrou-se somente em homicídios.

Assim, entre os presos, houve o cumprimento de dois mandados no Pará e um em Fortaleza (CE), com apoio das polícias civis locais. Tambémocorreram prisões em Manicoré e Carauari.

Assassino de advogado

Entre os capturados, destacou-se a prisão de Wallaffi Rodrigues de Sousa, o “B.A.”, apontado como integrante de uma organização criminosa e investigado pelo assassinato do advogado Luís Carlos Calderaro Souza. O crime aconteceu em 1º de agosto de 2023, no bairro Aparecida, zona sul de Manaus. De acordo com a investigação, o crime tinha a ver com disputa de área e tentativa de extorsão.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinicius Almeida, classificou a semana como “extremamente positiva” para o sistema de segurança.

“Somente este ano, já prendemos 364 homicidas. A redução de 44% na taxa de homicídios em Manaus, de janeiro a outubro, mostra que o trabalho conjunto das forças policiais tem trazido resultados concretos”, ressaltou.

O secretário executivo de Inteligência, Divanilson Cavalcanti, enfatizou o papel da integração entre instituições e o uso de dados precisos da inteligência policial.

“Estamos enfrentando crimes ligados ao tráfico e a facções criminosas com estratégias integradas, inclusive em cooperação com outros estados”, destacou.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, informou que cerca de 80 policiais da CPE participaram da operação, atuando na contenção e segurança dos alvos.

“De janeiro a outubro, a PM cumpriu mais de 900 mandados de prisão, sendo mais de 100 homicidas. Esse resultado é fruto do compromisso diário dos nossos policiais com a segurança da população”, concluiu.

📸 Fotos: Erlon Rodrigues / PC-AM

 

 

Leia mais

Polícia prende dupla que executou jovem em ‘casinha’ no bairro Dom Pedro

Matheus Valadares

Leonardo admite uso diário de ‘azulzinho’ e comenta sobre o efeito

Matheus Valadares

Ex-ficante inventa acusação de agressão e garoto é espancado por adolescentes em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!