A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira (06/11) o balanço da Operação Alvo Certo, que resultou na prisão de 27 foragidos da Justiça pelo crime de homicídio.
As ações ocorreram ao longo da semana em Manaus e em municípios do interior do estado, com apoio operacional da:
- Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM)
- Delegacias Distritais
- Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS)
- Companhia de Policiamento Especializado (CPE) da PMAM.
Até outubro de 2025, 364 homicidas já foram presos em Manaus, o que representa média superior a uma prisão por dia e aumento de 46,8% em relação ao mesmo período de 2023.
Durante coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que 16 dos presos já estavam condenados em regime fechado e 11 tinham prisões preventivas decretadas.
“É a maior operação de combate a homicídios já realizada no estado. Foram 27 indivíduos retirados do convívio social por crimes bárbaros que chocaram a sociedade”, afirmou Fraga.
O delegado Fábio Aly, titular da Polinter, informou que todos os foragidos do estado estão sob monitoramento. Ele afirmou que novas fases da operação acontecerão em breve. Todavia, nesta edição, a ação concentrou-se somente em homicídios.
Assim, entre os presos, houve o cumprimento de dois mandados no Pará e um em Fortaleza (CE), com apoio das polícias civis locais. Tambémocorreram prisões em Manicoré e Carauari.
Assassino de advogado
Entre os capturados, destacou-se a prisão de Wallaffi Rodrigues de Sousa, o “B.A.”, apontado como integrante de uma organização criminosa e investigado pelo assassinato do advogado Luís Carlos Calderaro Souza. O crime aconteceu em 1º de agosto de 2023, no bairro Aparecida, zona sul de Manaus. De acordo com a investigação, o crime tinha a ver com disputa de área e tentativa de extorsão.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinicius Almeida, classificou a semana como “extremamente positiva” para o sistema de segurança.
“Somente este ano, já prendemos 364 homicidas. A redução de 44% na taxa de homicídios em Manaus, de janeiro a outubro, mostra que o trabalho conjunto das forças policiais tem trazido resultados concretos”, ressaltou.
O secretário executivo de Inteligência, Divanilson Cavalcanti, enfatizou o papel da integração entre instituições e o uso de dados precisos da inteligência policial.
“Estamos enfrentando crimes ligados ao tráfico e a facções criminosas com estratégias integradas, inclusive em cooperação com outros estados”, destacou.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, informou que cerca de 80 policiais da CPE participaram da operação, atuando na contenção e segurança dos alvos.
“De janeiro a outubro, a PM cumpriu mais de 900 mandados de prisão, sendo mais de 100 homicidas. Esse resultado é fruto do compromisso diário dos nossos policiais com a segurança da população”, concluiu.
📸 Fotos: Erlon Rodrigues / PC-AM
