27 de dezembro de 2025
DestaquesPolícia

Advogados e estudantes de Direito são alvos de operação por golpes em idosos

Prisões ocorreram em Manaus, Borba e Lábrea; grupo fraudava empréstimos e ações judiciais usando documentos de vítimas.

A Polícia Civil prendeu sete pessoas durante a Operação Cavalo de Tróia, deflagrada nesta quinta-feira (7/11), nas cidades de Manaus, Borba e Lábrea. O grupo é suspeito de aplicar golpes em idosos, fraudando empréstimos e ações judiciais em nome das vítimas.

De acordo com o delegado Jorge Arcanjo, os suspeitos se apresentavam como advogados e assessores jurídicos. Assim, ofereciam serviços para recuperar valores descontados de benefícios do INSS. Após conquistar a confiança dos idosos, abriram contas digitais com documentos falsos e realizavam empréstimos consignados indevidos.

As investigações revelaram que o grupo, que agia há cerca de três anos na calha do rio Madeira, também protocolava ações no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O objetivo era receber indenizações fraudulentas em nome das vítimas — muitas vezes sem que elas soubessem.

De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), a operação foi um “golpe significativo contra o crime organizado financeiro”. Ademais, as autoridades apreenderam veículos, motocicletas, documentos falsificados e equipamentos eletrônicos usados nas fraudes.

Entre os presos estão um advogado de 35 anos. Ele atuava como líder do grupo, sua esposa, e outros cinco comparsas, incluindo mulheres que aliciavam vítimas em Borba.

Os suspeitos responderão por estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa, permanecendo à disposição da Justiça.

Divulgação/PC-AM

Leia mais

Felipe Martins entra na mira do STF e cumpre prisão domiciliar em nova ofensiva da PF

Matheus Valadares

Motorista que causou acidente na Avenida Oitis morre em hospital

Matheus Valadares

PM encerra festa de Natal do tráfico e prende cinco no bairro Compensa

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!