Uma operação policial apreendeu seis armas, entre eles dois fuzis e duas submetralhadoras, munições, uma lancha e quatro celulares durante uma troca de tiros contra um grupo de piratas de rio, na noite de terça-feira (26), na região do Médio Rio Negro, em Barcelos.
Segundo a polícia, o confronto ocorreu após receber denúncias anônimas de ataques a ribeirinhos e turistas naquela região.
“A população estava sendo bastante ameaçada por piratas ali naquela região de Barcelos. Após recebermos várias denúncias de que eles estavam cometendo vários assaltos, inclusive com o uso de violência aos ribeirinhos, nós determinamos que a nossa equipe de inteligência juntamente com a companhia de operações especiais deslocados para o local e lá eles permaneceram por duas semanas”, explica o Coronel Klinger 2 Coronel Alysson Lima.
Assim que a polícia localizou a lancha no Rio Negro, por volta das 19h, os piratas abriram fogo contra a polícia. Os agentes revidaram, mas indivíduos desapareceram na escuridão.
“A Polícia Militar utilizou as lanches, as lanches blindadas e aquela área lá é uma área realmente bem complicada devido a estiagem, então o pessoal chama ela de pedreira. A navegabilidade lá é muito difícil, se observar inclusive essa lancha dos piratas que estavam utilizando, é uma lancha que tem condições de navegar pelo menos com umas 12 pessoas”, diz o coronel Alisson Lima.
Na lancha onde eles estavam foram encontradas seis armas de fogo, todas da marca Taurus, sendo dois fuzis de calibre 5.56; duas submetralhadoras calibre 40, sendo uma Famae e outra G2; uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38; além de 218 munições de diferentes calibres; uma lancha e quatro aparelhos celulares.
O material apreendido está estimado em R$ 450 mil. Participaram da operação a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), a Delegacia de Repressão a Drogas (DRE-AM) da Polícia Federal (PF), e do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Novo Airão.