33.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Operação da PF desarticula milícia que atuava comércio ilegal de ouro no Amazonas

Investigação revela rede criminosa no Amazonas e Roraima

FOTO/DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal lançou a Operação Ourives nesta quarta-feira, dia 19. Essa operação investiga um grupo miliciano que comercializa ouro extraído de garimpos clandestinos no Amazonas e em Roraima.

Nesta manhã, os agentes estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão em Manaus. Entre os suspeitos, estão empresas de fachada que lavavam dinheiro ilícito e agentes de segurança estaduais.

A investigação da PF revelou que a organização criminosa cooptava ourives. Esses profissionais manipulavam e revendiam ouro extraído ilegalmente em várias cidades, como Boa Vista (RR), Humaitá, Japurá e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

O ouro chegava a Manaus através de embarcações, caminhões e aeronaves. O apoio de agentes de segurança pública estadual garantiu a passagem livre desse material.

A estrutura da organização criminal utilizava empresas de fachada para ocultar transações financeiras ilegais. Esses agentes também forneciam o ouro ilegal e coordenavam sua distribuição com intermediários, incluindo ourives e empresários.

Os envolvidos serão responsabilizados por diversos crimes, como obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

 

 

Leia mais

Dívida de R$ 10 mil levou casal a matar e carbonizar homem em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Empresária amazonense denuncia Gabriela Spanic, da novela ‘A Usurpadora’, por agressão

Matheus Valadares

Jovem morre após reação alérgica durante tomografia em hospital de SC

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!