23 de novembro de 2025
DestaquesPolícia

Operação da PF desarticula milícia que atuava comércio ilegal de ouro no Amazonas

Investigação revela rede criminosa no Amazonas e Roraima

FOTO/DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal lançou a Operação Ourives nesta quarta-feira, dia 19. Essa operação investiga um grupo miliciano que comercializa ouro extraído de garimpos clandestinos no Amazonas e em Roraima.

Nesta manhã, os agentes estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão em Manaus. Entre os suspeitos, estão empresas de fachada que lavavam dinheiro ilícito e agentes de segurança estaduais.

A investigação da PF revelou que a organização criminosa cooptava ourives. Esses profissionais manipulavam e revendiam ouro extraído ilegalmente em várias cidades, como Boa Vista (RR), Humaitá, Japurá e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

O ouro chegava a Manaus através de embarcações, caminhões e aeronaves. O apoio de agentes de segurança pública estadual garantiu a passagem livre desse material.

A estrutura da organização criminal utilizava empresas de fachada para ocultar transações financeiras ilegais. Esses agentes também forneciam o ouro ilegal e coordenavam sua distribuição com intermediários, incluindo ourives e empresários.

Os envolvidos serão responsabilizados por diversos crimes, como obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

 

 

Leia mais

Bruno Henrique projeta título do Flamengo e revela “receita” para o eneacampeonato

Matheus Valadares

Wilson Lima critica prisão de Bolsonaro e pede revisão urgente da decisão do STF

Matheus Valadares

Lanús é campeão da Sul-Americana 2025 após vitória nos pênaltis sobre o Atlético-MG

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!