25.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
DestaquesPolícia

Operação da PF inutiliza 223 balsas de garimpo ilegal no Amazonas

(Foto: Divulgação PF)

Manaus – A Polícia Federal (PF), informou nesta quinta-feira (22) que, em três dias de operação já inutilizou, até o momento, 223 balsas de garimpo que estavam atuando de forma ilegal no Rio Madeira e seus afluentes, Rio Aripuanã e Rio Manicoré. A ação não agradou os garimpeiros que se revoltaram e entraram em confronto com os policiais, no município de Humaitá (a 590 quilômetros a sudoeste de Manaus).

Segundo a polícia, a prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos na região.

Durante a operação, Policiais Federais foram atacados por garimpeiros, na tarde desta quarta-feira (21), no município de Humaitá (a 590 quilômetros a sudoeste de Manaus).

Foto: Divulgação/PF

A ‘Operação Prensa’ conta com a participação de policiais federais especializados, FUNAI e o IBAMA que percorrerão municípios do sul do Amazonas, com o objetivo de combater os crimes de garimpo ilegal cometidos na localidade. A ação será contínua e com prazo indeterminado para finalizar.

 

Leia mais

Amazonas inicia Série B com derrota para o Goiás

Matheus Valadares

Gloria Perez abandona novo projeto na Globo após vetos da emissora

Matheus Valadares

Desabamento no Bairro Mauazinho em Manaus gera protestos e clima de tensão entre moradores

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!