Perigos do Transporte Clandestino e Ação da Prefeitura de Manaus
Motoristas sem habilitação, pneus desgastados e falta de manutenção de veículos são alguns dos perigos que pessoas que usam transporte clandestino enfrentam. Para combater essas irregularidades, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou a operação “Transporte Legal” em diversas zonas da cidade. Ao longo desta semana, a operação apreendeu 14 veículos.
Veículos Apreendidos e Irregularidades Identificadas
Dentre os veículos apreendidos, os fiscais identificaram 12 ônibus sem autorização para transporte e dois táxis com licenciamento atrasado. Além disso, um dos taxistas estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desatualizada. Nesta sexta-feira, 21/3, os fiscais de Transporte abordaram um ônibus irregular que transportava aproximadamente 80 pessoas. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).
Foco na Segurança e Explicações das Autoridades
A vice-presidente de Transporte do IMMU, Viviane Cabral, explicou a importância da operação. “A segurança da população é um dos principais objetivos desta operação, pois esses veículos, além de não oferecerem conforto, representam perigo às pessoas. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, para assegurar um transporte com mais eficiência e segurança. Já identificamos, por exemplo, motoristas sem habilitação e veículos sem condições de tráfego. Quando abordamos um veículo clandestino, informamos os passageiros sobre o motivo da apreensão e os encaminhamos a outro veículo regularizado, com ar-condicionado e sem nenhum custo, garantindo que continuem a viagem com total segurança”, explicou.
O subcomandante da Especializada da Guarda Municipal, Fernando Souza, detalhou a atuação da corporação na operação. “A Guarda Municipal atua principalmente na segurança dos funcionários do IMMU e dos populares presentes no local. Durante esta semana, participamos dessas abordagens ao transporte clandestino para assegurar a segurança do trabalho realizado”, frisou.
Aprovação da População
A população elogiou a operação. Por exemplo, a doméstica Alexandra dos Santos, de 45 anos, relatou que já presenciou situações de perigo envolvendo ônibus clandestinos e alternativos. “É muito bom verificar a situação desses ônibus, já que já vi muitos deles cometendo irregularidades no trânsito”, lamentou.
Penalidades para Veículos Irregulares
A Lei Municipal 2.898, de 9 de junho de 2022, prevê penalidades para veículos irregulares, incluindo multa, apreensão do veículo e encaminhamento ao parqueamento. Os proprietários só podem liberar os veículos após pagarem multas, diárias e demais taxas administrativas.
Compromisso da Prefeitura com o Transporte Seguro
A Prefeitura de Manaus continua empenhada em coibir práticas irregulares e garantir um transporte público seguro e de qualidade para toda a população.