25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
DestaquesPolícia

Operação destrói dragas de Garimpo Ilegal no Rio Negro em Manaus

Operação da Polícia Federal. Foto: Divulgação

Amazonas – Equipes da Polícia Federal do Amazonas estão realizando desde o início da manhã desta quinta-feira (5), uma operação com objetivo de destruir dragas que atuam no garimpo ilegal. A ação ocorreu no Rio Negro, nas proximidades da Ponte Jornalista Phellipe Daou, na Zona Oeste de Manaus.

O delegado da PF Adriano Sombra afirmou que após levantamento as equipes identificaram que dragas ilegais que atuam na região do Rio Madeira e em todo o Estado haviam se deslocado e estavam no Rio Negro.

“Identificamos mais de 10 dragas de grande porte instaladas aqui no Rio Negro e acionamos órgãos competentes para nos dar apoio como Ibama e Marinha do Brasil. A partir de agora serão feitos os procedimentos previstos em lei referente a essa situação”, destacou.

A operação de hoje é um desdobramento da operação Draga Zero em que mais de 300 dragas foram destruídas no Rio Madeira.

A atividade garimpeira é extremamente danosa ao meio ambiente. A ação das dragas, bicos de jato e retroescavadeiras causa assoreamento dos rios, desmatamento, erosão do solo e destruição de habitats naturais. Mamíferos e répteis fogem ou são mortos, peixes morrem intoxicados, insetos e microrganismos são dizimados. Rios são mortos e florestas são desmatadas, num processo que não pode ser revertido e muda imensas paisagens de maneira trágica e dramática.

Ainda hoje serão repassadas mais informações da operação.

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais