A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo (Nurrc) e com apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), deflagrou nesta quinta-feira (15/01) a Operação Meia Verdade. As autoridades cumpriram quatro mandados de prisão temporária contra dois homens, de 32 e 41 anos, e duas mulheres, de 28 e 29 anos, envolvidos em golpes com falsos cadastros de estudantes.
A fraude, identificada em dezembro de 2025 pelo Sinetram, causou prejuízo de R$ 6 milhões, ao permitir a emissão de meia-passagem para pessoas sem direito ao benefício. A polícia cumpriu, ao todo, nove mandados judiciais, incluindo cinco de busca e apreensão.
A investigação pode se estender a instituições reais que participariam do esquema de cadastro fraudulento. Dois suspeitos ainda estão foragidos, incluindo Wallace Avelar Rodrigues. A Polícia Civil pede informações sobre seu paradeiro pelos contatos do Nurrc, PC-AM ou pelo 181 da SSP-AM.
Os envolvidos responderão por associação criminosa, estelionato e inserção de dados falsos em sistemas de informação, ficando à disposição da Justiça.
