33.3 C
Manaus
16 de outubro de 2025
AmazonasDestaques

MPAM deflagra Operação Metástase para combater fraudes na saúde pública do Amazonas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 77ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público (Prodeppp), deflagrou nesta quinta-feira (16/10) a Operação Metástase, que apura um esquema de fraudes e desvio de recursos públicos na saúde estadual.

A operação cumpre 101 mandados judiciais, incluindo:

  • 3 prisões preventivas;
  • 27 mandados de busca e apreensão;
  • 7 afastamentos de função pública;
  • 17 bloqueios de bens totalizando R$ 1,01 milhão;
  • 25 quebras de sigilo telefônico.

As ações ocorreram em Manaus e Joinville (SC), com o apoio do Gaeco-AM, Polícia Civil, CGU e do MP de Santa Catarina (MPSC). O nome da operação faz alusão ao modo como o esquema criminoso se espalhava por diversas unidades de saúde, como a FCecon e as maternidades Balbina Mestrinho e Dona Nazira Daou.

Segundo o MPAM, os investigados são suspeitos de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, entre outros crimes.

“A intenção é estancar os desvios de recursos públicos e processar os responsáveis”, afirmou o promotor Edinaldo Aquino Medeiros.

A primeira fase da investigação, em 2024, chamada “Jogo Marcado”, já havia apontado fraudes em licitações na UPA José Rodrigues, em Manaus. Além disso, o desdobramento apontou para o envolvimento de um grupo familiar com empresas de fachada.

A Operação Metástase busca interromper o avanço da corrupção no sistema público de saúde e responsabilizar os envolvidos, garantindo a reparação dos danos aos cofres públicos.

 

 

Leia mais

Ex-faccionado que morreu no Shopping Ponta Negra estava ‘decretado’

Matheus Valadares

Homem que planejou fuga em roubo a cafeteria em Manaus é preso

Matheus Valadares

Homem tenta matar conhecido no bairro Coroado após recusa em pagar bebida

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!