A Polícia Civil, em colaboração com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), deflagrou nesta terça-feira (16/12) a Operação Orion. A ação resultou na prisão de João Victor da Silva Guimarães (26), Rodrigo Nascimento Vieira (36) e Wellington Serafim Maximiano (48). O trio possui envolvimento no homicídio qualificado de Alexandre Araújo Brandão, de 37 anos. O crime aconteceu no bairro Campeche, em Florianópolis, no dia 9 de outubro de 2025.
A vítima, Alexandre, morreu a tiros enquanto segurava seu filho de 1 ano e 8 meses no colo. O menino também sofreu os disparos, mas sobreviveu aos ferimentos. A investigação apontou que o crime teve como motivação uma disputa entre organizações criminosas de Manaus e Florianópolis, sendo Alexandre um dos líderes do tráfico no bairro Japiim, na capital amazonense. O mandante do crime, André Trajano Feitosa, está foragido.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, as equipes da DEHS (Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros) trabalharam em conjunto com a PCSC para localizar e prender os envolvidos. Desse modo, as autoridades prenderam João Victor, Rodrigo e Wellington em bairros distintos de Manaus, como Cidade Nova, Lago Azul e Raiz.
A motivação do crime tem a ver com a disputa no tráfico de drogas, com André Feitosa tentando tomar o comando da área de Alexandre. O trio recebeu a ordem de André, e realizaram a execução em Florianópolis, onde, após o crime, eles retornaram a Manaus.
Todos os envolvidos já possuem antecedentes criminais e responderão por homicídio qualificado. A polícia segue à procura de André Feitosa, e qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser comunicada de forma anônima pelos números (92) 98118-9535 ou 197.
Conselheiro do CV no Amazonas é executado a tiros em Florianópolis e filho fica em estado grave
