27.3 C
Manaus
11 de fevereiro de 2026
DestaquesPolícia

Operação prende 37 pessoas e apreende adolescentes por apologia ao crime no Amazonas

Foto: Michel Pereira/PM-AM

As Forças de Segurança do Amazonas prenderam 37 pessoas e apreenderam cinco adolescentes por ato infracional análogo à apologia ao crime. A operação ocorreu entre a tarde de terça-feira (10) e a madrugada desta quarta-feira (11/02), em Manaus e em municípios do interior.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) coordenou a ação, com apoio das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM). As equipes atuaram após informações levantadas pelo setor de inteligência e pelo sistema de monitoramento Paredão.

As prisões aconteceram durante registros de queima de fogos. Além disso, os policiais apreenderam porções de entorpecentes e cerca de mil explosivos, entre intactos e já utilizados. Também recolheram outros materiais ligados às ocorrências.

O secretário executivo de operações da SSP-AM, coronel André Gomes Ribeiro, afirmou que a resposta foi imediata. Segundo ele, a atuação estratégica permitiu um número expressivo de prisões, além de desdobramentos em outras frentes, incluindo casos de latrocínio.

Em Manaus, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e o Comando de Policiamento Especializado (CPE) realizaram prisões em vários bairros. No interior, as ações ocorreram em Canutama, Itacoatiara, Humaitá, Manacapuru, Tapauá, Benjamin Constant, Presidente Figueiredo, Carauari e Codajás.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou que o planejamento baseou-se em inteligência e georreferenciamento. Ele reforçou que o objetivo ampliou a presença policial e coibiu práticas criminosas.

Na capital, as autoridades apresentaram os adultos na Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro. Já os adolescentes seguiram para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

De acordo com o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres, parte dos envolvidos foi autuada em flagrante. Outros responderão por meio de Inquérito Policial ou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Todos permanecem à disposição da Justiça e devem passar por audiência de custódia.

 

Leia mais

Morador joga mala com dinheiro pela janela durante operação da PF em SC

Matheus Valadares

Jovem rejeita pedido de namoro e homem a esfaqueia 15 vezes no Rio

Matheus Valadares

Polícia interdita rua após ameaça de bomba no Centro de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!