30 de agosto de 2025
DestaquesEsportes

Operário acusa Itacoatiara FC por suposta escalação irregular na Série B Amazonense

Clube contesta uso do atacante Jefer Arboleda na final após título do Itacoatiara nos pênaltis

Uma denúncia fora de campo promete agitar os bastidores do futebol local. O fato refere-se após a emocionante final da Série B do Campeonato Amazonense 2025, vencida pelo Itacoatiara FC nos pênaltis contra o Operário FC.

O Operário, derrotado após empate por 1 a 1 no tempo normal, divulgou nesta sexta-feira (11) uma representação formal contra o campeão por suposta irregularidade na escalação do atacante Jefer Gongora Arboleda, autor do gol do Itacoatiara na final.

Operário aponta inscrição irregular no BID da CBF

Segundo o Operário, o nome de Arboleda só apareceu oficialmente no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF no dia 8 de julho, ou seja, um dia após a final do campeonato. Para o clube, isso caracteriza uma violação das regras de inscrição, pois o atleta teria atuado em toda a competição sem estar regularizado.

Além disso, o Operário afirma que, nas buscas anteriores ao BID, o registro do jogador constava como “Rejeitado na transferência”, o que reforçaria o argumento da suposta irregularidade.

Quem é Jefer Arboleda?

Com 20 anos de idade, Jefer Arboleda teve a contratação junto ao Monte Roraima-RR e participou de seis jogos ao longo da campanha do Itacoatiara FC na Série B. Na final, disputada no estádio Gilbertão, ele marcou o gol do time visitante e foi peça importante na conquista do título e acesso ao Barezão 2026.

Itacoatiara FC rebate acusações

Em resposta à denúncia, o presidente do Itacoatiara FC, João Carlos Campos, afirmou estar tranquilo quanto à documentação do elenco. Ele declarou que o clube ainda não recebeu notificação oficial sobre a denúncia. Desse modo, o presidente enviou à imprensa um print do registro de Arboleda no BID datado de 23 de maio de 2025.

“Se houvesse qualquer irregularidade, o jogador sequer apareceria na pré-súmula. Estamos confiantes de que tudo foi feito conforme a legislação. O Operário está no direito dele, mas nossa consciência está limpa”, disse João Carlos.

Nota oficial do Operário

A nota oficial divulgada pelo Operário FC reforça o compromisso do clube com a legalidade e a transparência. O documento destaca que o atleta foi utilizado em todas as partidas da Série B 2025 sem confirmação de regularidade e que houve falhas no processo de transferência entre as federações.

“No intuito de preservar os interesses do clube e sua torcida, tomaremos todas as medidas possíveis para buscar justiça. Acreditamos na lisura do processo e esperamos uma resposta oficial”, afirma o clube.

O que pode acontecer agora?

A denúncia pode resultar em análise pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM). Se confirmada a irregularidade, o Itacoatiara FC sofrerá punião com perda de pontos ou do título. Dessa forma, a decisão abriria caminho para o Operário reivindicar o acesso ao Barezão 2026.

Leia mais

Industriários da P&G perdem a vida em acidente na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

FIVA repete o público e volume de vendas e se firma como a maior vitrine de vinhos no Norte

Marcelo Maciel

Eduardo Braga garante mais segurança para mototaxistas e apresenta projeto do Cirandródomo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!