27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Oposição consulta TSE sobre proibição de armas nas eleições

Deputados de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentaram, nesta quinta-feira (13), uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de a Corte proibir o porte de armas em todo o território nacional no dia das eleições.

O documento foi entregue em mãos ao vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, num ato dos partidos coligados nacionalmente à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. Os parlamentares pedem que somente as forças de segurança pública sejam autorizadas a circular livremente portando armas nos dias em que serão realizadas as votações.

Segundo os congressistas, que estiveram em uma reunião com Moraes, o ministro teria dito que as respostas a todas as demandas seriam “precisas, eficientes e rápidas”. O magistrado ainda teria sinalizado positivamente a uma proposta da oposição de que o TSE dê início a uma campanha nacional em defesa da paz nas eleições.

Entre os signatários da consulta estão os deputados Bira do Pindaré (PSB-MA), Alencar Santana (PT-SP), Reginaldo Lopes (PT-MG), Afonso Florence (PT-BA), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), André Peixoto Figueiredo Lima (PDT-CE), Joenia Batista Carvalho (REDE-RR), Wolney Querioz Maciel (PDT-PE) e João Carlos Batista (PV-BA).

Além de fazer a entrega da consulta, membros da coligação nacional da candidatura de Lula apresentou um pedido de providências ao TSE, com o objetivo de que sejam adotadas as “medidas administrativas cabíveis para a garantia da segurança e da paz” nas eleições deste ano.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!