32.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Oposição consulta TSE sobre proibição de armas nas eleições

Deputados de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentaram, nesta quinta-feira (13), uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de a Corte proibir o porte de armas em todo o território nacional no dia das eleições.

O documento foi entregue em mãos ao vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, num ato dos partidos coligados nacionalmente à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. Os parlamentares pedem que somente as forças de segurança pública sejam autorizadas a circular livremente portando armas nos dias em que serão realizadas as votações.

Segundo os congressistas, que estiveram em uma reunião com Moraes, o ministro teria dito que as respostas a todas as demandas seriam “precisas, eficientes e rápidas”. O magistrado ainda teria sinalizado positivamente a uma proposta da oposição de que o TSE dê início a uma campanha nacional em defesa da paz nas eleições.

Entre os signatários da consulta estão os deputados Bira do Pindaré (PSB-MA), Alencar Santana (PT-SP), Reginaldo Lopes (PT-MG), Afonso Florence (PT-BA), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), André Peixoto Figueiredo Lima (PDT-CE), Joenia Batista Carvalho (REDE-RR), Wolney Querioz Maciel (PDT-PE) e João Carlos Batista (PV-BA).

Além de fazer a entrega da consulta, membros da coligação nacional da candidatura de Lula apresentou um pedido de providências ao TSE, com o objetivo de que sejam adotadas as “medidas administrativas cabíveis para a garantia da segurança e da paz” nas eleições deste ano.

Leia mais

Nível do rio Negro volta a subir, após seca histórica, diz SGB

Marcilon Souza

Mulher fica ferida após carro bater contra poste em estrada no AM

Marcilon Souza

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais