24.3 C
Manaus
2 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Oposição critica governo Lula por ação no STF para restaurar aumento do IOF

Líder Zucco afirma que Planalto "declara guerra ao Congresso" ao tentar reverter decisão do Legislativo sobre decreto do IOF

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado / Estadão

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), publicou nesta terça-feira (1º), na rede social X (antigo Twitter), uma nota contundente contra a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida busca restaurar o decreto presidencial que aumenta a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), derrubado recentemente pelo Congresso Nacional.

De acordo com Zucco, ao recorrer à Justiça para reverter uma decisão do Legislativo, o governo federal afronta a soberania do Parlamento.

“O governo declara guerra ao Congresso Nacional”, afirma o comunicado da oposição, que classifica a ação como um grave atentado à democracia.

Oposição acusa Governo de judicializar derrota política

A iniciativa jurídica veio através da Advocacia-Geral da União (AGU), a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC).

Ademais, a oposição afirma que o governo tenta impor decisões pela força do Judiciário, após sofrer derrota no voto pelos parlamentares.

“Trata-se de mais uma tentativa autoritária de judicializar um tema político e impor, à força, o que rejeitaram democraticamente”, diz o texto.

O projeto de decreto legislativo que sustou o aumento do IOF é considerado constitucional pela oposição. Assim, os deputados contrários acusam o governo de usar o imposto com finalidade meramente arrecadatória, o que seria ilegal.

Críticas ao ajuste fiscal e à gestão do Governo

A nota também critica o modelo de ajuste fiscal do governo Lula, afirmando que ele penaliza trabalhadores e empreendedores, enquanto se recusa a cortar gastos públicos. A oposição defende medidas como:

  • Redução de ministérios

  • Eliminação de cargos comissionados

  • Corte de despesas supérfluas

  • Fim do uso eleitoral da máquina pública

Por fim, o comunicado promete uma resposta firme do Congresso e reforça que o povo “não aguenta mais pagar a conta dos erros do governo”.

Leia mais

Polêmica após vitória do Garantido no Festival de Parintins 2025 envolve jurados e acusações de manipulação

Matheus Valadares

Copa da Floresta 2025: Arbitragem de nível FIFA marca abertura histórica entre Manicoré e Borba

Marcelo Maciel

Justiça Eleitoral cassa mandato de Elan Alencar por fraude à cota de gênero

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!