O atacante francês Ousmane Dembélé, do PSG, foi eleito nesta segunda-feira (22) o melhor jogador do mundo e conquistou a Bola de Ouro 2025, prêmio concedido anualmente pela revista France Football. O pódio da premiação foi completado pelo jovem espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, e pelo meio-campista português Vitinha, também do PSG.
Entre os brasileiros, o destaque ficou para Raphinha, do Barcelona, que alcançou a 5ª colocação no ranking. Já Vinicius Júnior, do Real Madrid, terminou em 16º lugar na lista dos melhores do mundo.
Aitana Bonmatí vence entre as mulheres
No futebol feminino, a grande vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona. O Top 3 feminino contou ainda com Mariona Caldentey, do Arsenal, em segundo lugar, e a inglesa Alessia Russo, também do Arsenal, em terceiro. A brasileira Marta, ícone do futebol mundial, foi a melhor representante do Brasil, ficando na 12ª colocação.
A premiação da Bola de Ouro 2025 reforça o protagonismo de atletas do futebol europeu, com Barcelona e PSG dominando as primeiras posições tanto no masculino quanto no feminino.