O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta segunda-feira (18), que o Brasil tem hoje “felizmente a liderança de um presidente da República que se preocupa” com a pauta ambiental. Desde o início do mandato, Pacheco tem se aproximado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A indicação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por exemplo, é atribuída a ele.
Ainda, Pacheco viajou com Lula à China. Também tem feito elogios públicos ao presidente, especialmente em relação à agenda econômica e à política ambiental.
No evento desta segunda, um seminário organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Nova Iorque, Estados Unidos, o presidente do Senado disse que o Brasil tem a “oportunidade ímpar” e a “capacidade de contribuir com o esforço em favor do planeta”.
– Desenvolvimento sustentável é prioridade global e tarefa de uma geração, é o desafio do nosso tempo. O contexto atual se apresenta de uma forma muito particular ao Brasil e não resta dúvida de que há um compromisso sério, real e efetivo dos agentes públicos e políticos com o desenvolvimento sustentável do nosso país – afirmou Pacheco.
O presidente do Senado citou uma série de propostas em tramitação no Congresso relativas à pauta ambiental, como a regulamentação do hidrogênio verde, o mercado de crédito de carbono e a antecipação das metas do Acordo de Paris.
– Na minha gestão, aprovamos um projeto significativo, o projeto que antecipa em cinco anos o compromisso nacional voluntário de redução de emissão de gases de efeito estufa firmado no Acordo de Paris. As novas metas, de redução de 43% das emissões até 2025 e 50% até 2030, estão agora em tramitação na Câmara – citou Pacheco.
O presidente do Senado ressaltou que tanto Câmara quanto Senado trabalham em um texto para regulamentar o mercado de crédito de carbono.
Segundo ele, “o Congresso tem tratado com o Executivo para consolidar um texto capaz de criar incentivos a um modelo produtivo mais sustentável e que vá contribuir para a redução de gases de efeito estufa”. A senadora Leila Barros (PDT-DF) é a relatora no Senado.
O presidente do Senado, assim como outras autoridades, entre elas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acompanha Lula na comitiva que viajou aos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU.