30.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
BrasilDestaques

Pai de Oruam e chefão do CV descreve quadro “enlouquecedor” na prisão

FOTO/REPRODUÇÃO

Marcinho VP, pai do cantor Oruam e um dos chefões do Comando Vermelho (CV) descreveu um quadro “enlouquecedor” que está passando na Penitenciária Federal de Campo Grande.

Marcinho solicitou através de advogados para que a Justiça contabilize em dobro, para fins de cumprimentos de pena, os 16 anos que passou na penitenciária. O traficante sofreu a condenação de 50 anos de prisão e segue preso desde 2007.

Os advogados fundamentaram o habeas corpus baseado na resolução da Corte Interamericana de Direitos Humandos (CIDH). Parte do texto prevê benefício a presos do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Rio de Janeiro, do Complexo do Curado, em Pernambuco.

O documento considerou condições degradantes aos detentos nessas prisões. Na defesa, os advogados argumentam que Marcinho passa fome, está em condições inadequadas para o tratamento de saúde e vive restrições no contato com familiares.

O chefão do CV também relatou à defesa que sofre de “insônia”, “apatia”, “sensação de vazio”, “desmotivação”, “ansiedade” e “risco de suicídio”.

“É notória a situação fragilizada do paciente após 16 anos submetido ao regime de segurança máxima, isolado 22h por dia, em uma cela com área total de 7m². Situação estarrecedora e um quadro enlouquecedor.”

Apesar da tentativa de diminuir a pena, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) já rejeitou o pedido, bem como o Superior Tribunal de Justiça (STJ). No Supremo, o ministro Gilmar Mendes analisará o habeas corpus.

 

Leia mais

VEJA: Jovem sofre gr@ve acid3nte após veículo capotar 5 vezes na Av. Brasil

Matheus Valadares

VÍDEO: Morador de rua é m0rt0 a fac@das no bairro Praça 14

Matheus Valadares

Marcos Braz define partida de despedida do atacante Gabigol

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais