Para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional, um grupo de artistas amazonenses preparou uma intensa programação que acontecerá na Banca do Largo, no Largo de São Sebastião. Serão três dias – desta quinta-feira (30/01) até o sábado (1º/02) – de atividades gratuitas, entre palestras, oficinas, exposição e feira de quadrinhos; além da apresentação de projetos a serem lançados, ainda este ano, pelos membros do grupo Ajuri, responsável pela organização do evento, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Dentre as obras anunciadas destacam-se as HQs “Ajuricaba”, de Ademar Viera, Jucilandy Jr e Crystieê Santos; “Trovão 2”, de Luiz Andrade; “No Rastro do Eldorado – Uma biografia de Silvino Santos”, de Evaldo Vasconcelos e Ricardo Souza (único artista de fora do estado, Ricardo é o ilustrador da HQ “Marighella #LIVRE”); “Maramunhã”, de Evaldo Vasconcelos e Rayanne Cardoso; e “A última flecha”, de Emerson Medina e Romahs Mascarenhas. As publicações foram contempladas no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura (Manauscult).
Outros artistas que lançarão trabalho no evento são Geovan Motter, com “T.E.A.M.” e “Totó 2”; Romulo Gama com “Sonho”, “O dedo do Meio” e “Amar é um lance Contraditório”; e o parintinense Levi Gama com “Teça e o Pássaro Negro” e “Caturama e a ilha dos Mistérios”.
Além dos trabalhos individuais, o grupo também divulgará a coletânea “Ajuri #2”, com trabalhos de todos os membros e com previsão de lançamento no segundo semestre.
Palestras e oficinas
O evento contará também com diversas palestras e oficinas. Na quinta-feira, acontecerão as palestras “Quadrinhos Amazonenses 2020”, com vários artistas; e “Palavras, Imagens e Artífices”, com Evaldo Vasconcelos.
As oficinas acontecerão nos dois últimos dias do evento. Na sexta-feira (31/01), terá “Produção, Divulgação e venda de quadrinhos”, com Evaldo Vasconcelos; e “Criação de personagens para quadrinhos”, com Luiz Andrade. Já no sábado (1º/02), será a vez de “Narrativa de Histórias em quadrinhos”, com Ademar Vieira; e “Fanzine, por onde começar?”, com Alberto Fermin.
Sobre a data
O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído em 1984 e é uma referência a publicação, em 30 de janeiro de 1869, da primeira história em quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini.
Programação de palestras e oficinas
Quinta-feira (30/01)
19h – Palestra “Quadrinhos Amazonenses 2020”, com vários artistas
20h – Palestra “Palavras, Imagens e Artífices”, com Evaldo Vasconcelos
Sexta-feira (31/01)
19h – Oficina “Produção, Divulgação e venda de quadrinhos”, com Evaldo Vasconcelos
20h – Oficina “Criação de personagens para quadrinhos”, com Luiz Andrade
Sábado (1º/02)
17h – Oficina “Narrativa de Histórias em quadrinhos”, com Ademar Vieira
18h – Oficina Fanzine, por onde começar?”, com Alberto Fermin
Serviço: Dia do Quadrinho Nacional Manaus – 2ª Edição
Data/hora: Quinta (30/01) e sexta-feira (31/01), das 18h30 às 21h30; e sábado (1º/02), das 16h30 às 20h30
Local: Banca do Largo, Largo de São Sebastião
Acesso: Gratuito