28 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

Papa Francisco estabilizou e já não precisa de ventilação mecânica

FOTO/REPRODUÇÃO

O Papa Francisco está se recuperando bem após duas crises respiratórias. Ele foi retirado da ventilação mecânica não invasiva e agora recebe oxigênio por um tubo nasal. Essa informação foi confirmada pelo Vaticano.

Após uma boa noite de sono, o líder da Igreja Católica acordou e retomou a fisioterapia respiratória. O Vaticano divulgou essa atualização em sua segunda nota do dia.

A partir da manhã de hoje (4), o Papa Francisco não precisou mais usar a máscara de ventilação mecânica. Ele está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, devido a uma bronquite com infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral.

O Vaticano informou anteriormente que o prognóstico do Papa permanece “reservado”. No entanto, ele “dormiu toda a noite e continua a descansar”.

Na segunda-feira (3), o Papa apresentou episódios de insuficiência respiratória aguda. Esses episódios foram causados por uma acumulação significativa de secreção mucosa endobrônquica, resultando em uma nova crise de broncoespasmo.

Devido a esses problemas, Francisco foi submetido a duas broncoscopias. Durante o procedimento, foram aspiradas secreções abundantes, e ele teve que retomar a ventilação mecânica não invasiva.

O Vaticano ressaltou que o líder religioso permaneceu “sempre lúcido, orientado e colaborativo” durante todo o tratamento.

Leia mais

Benfica faz milagre contra o Real Madrid com gol salvador do goleiro Trubin

Matheus Valadares

VEJA: Vigilante mata vizinha após discussão no bairro Betânia

Matheus Valadares

VEJA: Homem é encontrado decapitado no interior do Amazonas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!