Uma mãe, que estava em dívida com traficantes, entregou sua filha recém-nascida a outras duas mulheres envolvidas com tráfico humano em Manaus. As mulheres, identificadas como Ester Soares Tavares, 29 e Vitória Laíssa Soares Tavares, 22, foram presas nesta terça-feira (20).
A mãe da bebê disse que estava sofrendo ameaças por parte das envolvidas. Segundo a delegada Juliana Tuma, as mulheres diziam que matariam ela, sua família e quem estivesse por perto. A operação, chamada de Salvaguarda, contou com a participação de vários delegados e equipes.
O resgate aconteceu de maneira segura, na casa das mulheres que estavam com a criança. Ainda no local, a polícia encontrou diversas porções de drogas.
Mãe ainda enganou a família
A delegada também conta que a mulher mentiu à família quando disse que a criança morreu durante o parto. Para que a convencesse, Ester e Vitória armaram o plano de maneira meticulosa. Segundo Juliana, as envolvidas trocaram a foto de uma carteira de identidade e mandaram a mãe apresentá-la na maternidade, localizada na região norte da cidade.
Em seguida, a mulher saiu em um sábado, após mais de 48h, tempo comum após o parto, a fim de evitar a chegada do cartório ao local, para posteriormente registrar a criança. Após sair com a filha, apresentando o documento de nascido vivo, a mãe entregou a bebê às mulheres.
A polícia acredita que o caso se encaixa em tráfico de pessoas e não de adoção ilegal, uma vez que criança não possui registro até hoje. Além disso, a complexidade do esquema, que envolve falsificação de documento público e falsidade ideológica, corrobora com as suspeitas da polícia.
A mulher ainda se arrependeu de entregar a filha às mulheres e tentou recuperá-la, mas Ester e Vitória se recusaram a devolvê-la. A Polícia Civil segue investigando a atuação de outras pessoas no esquema.