25.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
DestaquesMundo

Paris deixa X por rede “alimentar discurso de ódio e desinformação”

FOTO/REPRODUÇÃO

A cidade de Paris anunciou nesta sexta-feira (17) que deixará de ter conta no X, justificando que a rede social promove o discurso de ódio e a desinformação.

“É uma decisão difícil”, informou o perfil da prefeitura em uma publicação no X, na qual indicou que, com o tempo, a rede social tornou-se “complexa e depois impossível”.

“É complexo, porque esta rede reduz o alcance das mensagens factuais e objetivas. É impossível, porque alimenta o discurso de ódio e a desinformação, cuja falta de moderação se torna problemática”, explicou.

A prefeitura acrescentou que continuará a operar em outras redes sociais, especialmente na Bluesky, que tem um serviço similar ao do antigo Twitter.

A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, abandonou o X há mais de um ano, em novembro de 2023, alegando que a rede social se tornou uma “arma de destruição em massa das democracias”.

Em um artigo publicado no jornal Le Monde, Hidalgo recordou que no início o Twitter era “uma ferramenta revolucionária”, mas que atualmente “esta plataforma e o seu dono [Elon Musk] agem deliberadamente para exacerbar tensões e conflitos”.

Nas últimas semanas, várias cidades, departamentos e regiões francesas comunicaram também o abandono do X. Por exemplo, a região de Nouvelle-Aquitaine saiu da rede em novembro e a Bretanha fez o mesmo anúncio na última terça-feira (14).

No mesmo dia, um grupo de 86 associações francesas de solidariedade e meio ambiente também anunciou o abandono da rede social em uma coluna no Le Monde.

Leia mais

Apagão afeta Manaus e interior do Amazonas na noite desta quarta-feira, 3

Matheus Valadares

Estudante é atropelada na faixa de pedestres no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Ministro Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>