Com a proximidade da Páscoa, os golpes de falsos vendedores, que anunciam produtos a preços baixos nas redes sociais, são aumentados. Os criminosos exigem pagamento antecipado e desaparecem após a transação.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (Dercc), alerta para os principais golpes usados, como fotos atrativas, preços baixos e promessas de entrega rápida.
Segundo o delegado Henrique Brasil, as vítimas costumam ser contatadas diretamente por plataformas digitais e sites de compra, sendo solicitado o pagamento via Pix antes da entrega. Ele alerta: “Desconfie de pedidos de pagamento antecipado.”
A orientação dada é que empresas reconhecidas sejam priorizadas e, no caso de vendedores independentes, a credibilidade seja verificada antes da compra. “Comprovantes devem ser solicitados e verificado se o destinatário corresponde à empresa responsável”, disse o delegado.
Denúncias: Caso um golpe seja sofrido, um Boletim de Ocorrência (BO) deve ser registrado na delegacia ou na Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.cinetic.gov.br). Para ajudar na investigação, evidências, como capturas de tela e URLs de perfis envolvidos, devem ser reunidas. A PC-AM está disponível para orientação e apuração dos fatos.