27.3 C
Manaus
17 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Pazuello fala de TrateCov e Aziz reage: ‘População de Manaus foi cobaia’

O aplicativo ‘TrateCov’ ainda estava em fase de testes quando foi apresentado em Manaus, em janeiro deste ano. O método consistiria em um protocolo clínico para fazer um diagnóstico rápido da covid-19.

O assunto foi tema da CPI da Covid, nesta quinta-feira (20). O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explicou sobre o aplicativo e confirmou que a idealizadora do app foi a secretária Maya Pinheira.

“A secretária Maya propôs fazer uma calculadora que facilitasse o diagnóstico. O diagnostico clinico era muito necessário em Manaus. A ideia do projeto é uma calculadora que facilite o diagnóstico”, disse.

Em um dos momentos, o senador Omar Aziz se mostrou indignado sobre a forma como o Ministério da Saúde tratou o colapso em Manaus enquanto o ex-ministro falava sobre o TrateCov.

“O senhor me permita, ministro, tudo aquilo que poderia ter feito com o povo do Amazonas e de Manaus para testar, para usar de cobaia, para ter experiência. Inclusive um suposto programa para um suposto diagnóstico se você estava com Covid ou não”, reagiu Aziz.

Pazuello continuou: (O aplicativo) não estava completo porque precisaria colocar todos os CRMs lá dentro dele e precisaria puxar para dentro todo o bojo de pessoas que precisariam contactar. Naquele dia que foi apresentado, foi feito um roubo dessa plataforma e foi feito um B.O. Foi hackeado e puxado por um cidadão. Existe um Boletim de Ocorrência, uma investigação, que chega nessa pessoa. Ele foi descoberto, pegou esse diagnóstico, alterou com dados lá dentro e colocou na rede pública. Quem colocou foi ele”, justificou durante depoimento.

Leia mais

Generoso denuncia perseguição política de Roberto Cidade e defende liberdade de imprensa

Matheus Valadares

Vigilante reage, cancela CPF de assaltante e outro acaba preso em Fortaleza

Matheus Valadares

PEC da Blindagem avança e amplia escudo de impunidade no Congresso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!