28.3 C
Manaus
20 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Polícia Civil apreende 700 kg de cocaína pura e prende homem em flagrante

Droga, avaliada em R$ 40 milhões, seria enviada para a Europa.

Lyandra Peres / Divulgação – PC-AM

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), apresentou nesta segunda-feira (11) os resultados de uma operação que resultou na apreensão de 700 quilos de cocaína pura e na prisão em flagrante de Pedro Rodrigues de Souza, 51 anos. A droga está avaliada em mais de R$ 40 milhões.

Primeiramente, a ação ocorreu no bairro Vila Buriti, nas proximidades do Porto da Ceasa, zona sul de Manaus. O entorpecente estava armazenado em 19 sacos de fibra, dentro de um caminhão baú, utilizado para o transporte da carga ilegal.

Investigação e interceptação

De acordo com o delegado-geral Bruno Fraga, a droga teria origem na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) e seguiu trajeto por via fluvial até o município de Careiro, onde a transferiram para o caminhão.

“Após investigações e monitoramento, constatamos que o entorpecente passou pela região do Alto Solimões. O caminhão foi interceptado em Manaus e seguiria para Belém e Recife, onde a droga seria enviada para a Europa”, explicou Bruno Fraga.

A operação é resultado de três meses de investigação. A equipe do DRCO monitorou o transporte da droga desde sua origem até o momento em que o veículo entrou na capital amazonense. A abordagem ao caminhão ocorreu na quinta-feira (07/08), por volta das 6h, com a prisão em flagrante do condutor.

Destino internacional e nova rota do tráfico

De acordo com a Polícia Civil, o despacho do material aconteceria no porto de Recife para países europeus, evidenciando um esquema internacional de tráfico de drogas. A operação também chamou atenção para o crescimento da circulação de drogas sintéticas no Amazonas, o que está na mira do DRCO.

“Essa apreensão revela uma nova modalidade criminosa que temos combatido. O tráfico internacional está usando rotas diferentes, e nosso foco é impedir que essas redes se consolidem no Estado”, destacou o delegado.

Perfil do suspeito e desdobramentos

A delegada Isabelita Souza, adjunta do DRCO, informou que Pedro Rodrigues não possui antecedentes criminais, mas a polícia o autuou por tráfico de drogas. Portanto, ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.

“As investigações continuam para identificar os demais envolvidos e desarticular completamente o grupo criminoso”, afirmou Isabelita.

Lyandra Peres / Divulgação – PC-AM

 

 

Leia mais

Simaria posta foto sem roupa, causa alvoroço e apaga minutos depois

Matheus Valadares

Suposto ladrão leva ripadas e volta a cometer furtos no bairro Betânia

Matheus Valadares

Capitão da PM se envolve em polêmica após defender café de luxo criticado em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!