A Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), apresentou nesta segunda-feira (11) os resultados de uma operação que resultou na apreensão de 700 quilos de cocaína pura e na prisão em flagrante de Pedro Rodrigues de Souza, 51 anos. A droga está avaliada em mais de R$ 40 milhões.
Primeiramente, a ação ocorreu no bairro Vila Buriti, nas proximidades do Porto da Ceasa, zona sul de Manaus. O entorpecente estava armazenado em 19 sacos de fibra, dentro de um caminhão baú, utilizado para o transporte da carga ilegal.
Investigação e interceptação
De acordo com o delegado-geral Bruno Fraga, a droga teria origem na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) e seguiu trajeto por via fluvial até o município de Careiro, onde a transferiram para o caminhão.
“Após investigações e monitoramento, constatamos que o entorpecente passou pela região do Alto Solimões. O caminhão foi interceptado em Manaus e seguiria para Belém e Recife, onde a droga seria enviada para a Europa”, explicou Bruno Fraga.
A operação é resultado de três meses de investigação. A equipe do DRCO monitorou o transporte da droga desde sua origem até o momento em que o veículo entrou na capital amazonense. A abordagem ao caminhão ocorreu na quinta-feira (07/08), por volta das 6h, com a prisão em flagrante do condutor.
Destino internacional e nova rota do tráfico
De acordo com a Polícia Civil, o despacho do material aconteceria no porto de Recife para países europeus, evidenciando um esquema internacional de tráfico de drogas. A operação também chamou atenção para o crescimento da circulação de drogas sintéticas no Amazonas, o que está na mira do DRCO.
“Essa apreensão revela uma nova modalidade criminosa que temos combatido. O tráfico internacional está usando rotas diferentes, e nosso foco é impedir que essas redes se consolidem no Estado”, destacou o delegado.
Perfil do suspeito e desdobramentos
A delegada Isabelita Souza, adjunta do DRCO, informou que Pedro Rodrigues não possui antecedentes criminais, mas a polícia o autuou por tráfico de drogas. Portanto, ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
“As investigações continuam para identificar os demais envolvidos e desarticular completamente o grupo criminoso”, afirmou Isabelita.
Lyandra Peres / Divulgação – PC-AM