26.3 C
Manaus
26 de agosto de 2025
DestaquesGeral

PC-AM inicia campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Nesta quinta-feira (25/11), é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, e para conscientizar a sociedade sobre a importância de combater esses crimes, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), inicia a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que conta com um série de ações para sensibilizar as pessoas acerca do tema.

A delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz, ressalta a importância desta campanha, que acontece no Brasil e em vários países, com o intuito de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres.

“Aqui no Amazonas, a Polícia Civil atua diuturnamente, por meio das Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCMs), localizadas em zonas distintas da cidade, para que todas as mulheres sintam-se seguras, acolhidas e protegidas caso passem por algum tipo de violência. Durante a campanha, vamos realizar panfletagem e tirar dúvidas da população sobre o tema”, destaca Emília.

A titular da DECCM oeste/sul, delegada Kelene Passos, explica que a violência contra a mulher não é apenas física e sexual como a maioria das pessoas pensam. Segundo ela, é importante estar atento para perceber e denunciar suas outras formas de manifestação.

“A violência psicológica é muito comum, ela acontece quando a pessoa manipula, humilha, ameaça e constrange a vítima. Há também a violência patrimonial, caracterizada pela retenção, subtração, destruição total ou parcial de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos, bens e valores. Além desta, é importante frisar a violência moral, configurada por atitudes como expor a vida íntima, emitir juízos morais sobre a conduta, rebaixar e desvalorizar”, esclareceu Kelene.

Alguns casos

Em abril deste ano, a DECCM centro-sul prendeu Marcelo Oliveira Gonçalves, 40, pelos crimes de tentativa de feminicídio, furto, sequestro e ameaça, praticados contra sua ex-companheira, uma jovem de 22 anos.

Em setembro, o 20ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), com o apoio do Núcleo de Combate ao Feminicídio (NFC), conseguiu solucionar a morte da técnica de enfermagem Luciane Gonçalves de Souza, de 48 anos, encontrada sem vida, despida e com marcas de agressão na cabeça, dentro do porta-malas de um carro.  A PC-AM prendeu o autor, seu ex-companheiro, Gilciney Dias da Silva, 55, pelo crime de feminicídio.

Mobilização

Nesta quinta-feira, os servidores das DECCMs e da Delegacia Geral (DG) estão divulgando panfletos sobre os tipos de violência contra a mulher, de acordo com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), informando e tirando dúvidas da população que buscam algum tipo de atendimento.

As denúncias sobre crimes contra a mulher podem ser realizadas pelo números: Disque 180, Canal de Atendimento à Mulher; Disque 100, dos Direitos Humanos; 181 da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou pelo 190, do Serviço de Emergência.

Além disso, é possível registrar a ocorrência por meio da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/, nas sedes das DECCMs ou na unidade policial mais próxima de onde o fato ocorreu.

DECCMs

As DECCMs estão localizadas em zonas estratégicas da cidade, contando com três unidades para atender a população. A sede da DECCM zona centro-sul está situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, e funciona também como Plantão de Vulneráveis 24h.

A DECCM zona oeste/sul fica na rua Desembargador Filismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, e a DECCM norte/leste, na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus. Ambas funcionam de segunda a sexta, de 8h às 17h.

Leia mais

Flamengo aplica goleada histórica de 8 a 0 sobre o Vitória e dispara na liderança do Brasileirão

Matheus Valadares

‘Cebolinha’ é preso por matar venezuelano após suposta ‘talaricagem’ no bairro Coroado

Matheus Valadares

Com articulação de Omar Aziz, Barcelos recebe novo porto sustentável com energia solar

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!