4 de maio de 2024
DestaquesPolítica

Pedido de cassação de Sérgio Moro é reforçado pelo Ministério Público em julgamento no TRE

Imagem: Reprodução

O procurador regional eleitoral Marcelo Godoy reforçou nesta segunda-feira 1º o pedido de cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) por abuso de poder econômico. Ele se manifestou no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que julga o caso nesta tarde.

Em 14 de dezembro, o Ministério Público já havia pedido o acolhimento parcial das ações apresentadas por PL e PT. Os partidos apontam desequilíbrio eleitoral devido a supostas irregularidades na campanha de Moro, a começar por sua filiação ao Podemos. Eles questionam o fato de o ex-magistrado ter se lançado pré-candidato à Presidência e depois ter migrado para o União Brasil a fim de concorrer a senador.

No TRE, Godoy apontou “quebra de isonomia entre os candidatos” e pediu a cassação da chapa eleita para o Senado, além da decretação de inelegibilidade de Moro e de seu primeiro suplente.

Segundo o MP, “a lisura e a legitimidade do pleito foram inegavelmente comprometidas pelo emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu o de campanha eleitoral, porquanto aplicou-se monta que, por todos os parâmetros objetivos que se possam adotar, excedem em muito os limites do razoável”.

O órgão avalia ser impossível desvincular os benefícios eleitorais obtidos por Moro por meio de sua pré-candidatura à Presidência e transportados para sua campanha ao Senado, “pois a projeção nacional de uma figura pública desempenha um papel crucial, mesmo em eleição a nível estadual, influenciando diversos aspectos do processo eleitoral”.

Leia mais

Flamengo é o 3º clube com pior média de finalizações certas no Brasileirão

Matheus Valadares

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Matheus Valadares

CENAS FORTES: Pistoleiros executam homem a tiros em lanchonete do bairro Terra Nova

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais