O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União Brasil), foi reeleito, por unanimidade, nesta quarta (12), para seu terceiro mandato no comando da Casa Legislativa para o biênio 2025-2027.
Cidade recebeu 23 votos dentre os deputados que estavam presentes na sessão. O último parlamentar a comandar a ALE-AM por três mandatos seguidos foi o ex-deputado Belarmino Lins (2007 a 2012).
Confira a diretoria da ALE-AM, para o biênio 2025/2026:
Presidente – Roberto Cidade (União)
Primeiro vice-presidente – Adjuto Afonso (União)
Segundo vice-presidente – Abdala Fraxe (Avante)
Terceiro vice-presidente – Joana Darc (União)
Secretária-geral – Alessandra Campêlo (PSC)
Primeiro-secretário – Delegado Péricles (PL)
Segundo-secretário – Cabo Maciel (PL)
Terceiro-secretário – João Luiz (Republicanos)
Corregedor – Sinésio Campos (PT)
Ouvidor – Felipe Souza (Patriotas)
Trajetória
Roberto Cidade iniciou sua vida pública, em 2016, no cargo de vereador de Manaus pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). No final de 2018, Cidade assumiu como vereador para um mandato de 45 dias. Nas eleições estaduais de 2018, foi candidato a deputado estadual pelo Partido Verde (PV).
Foi diplomado e assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2019, na 19ª Legislatura.
No primeiro biênio, na ALE, Roberto Cidade assumiu o posto de 3º Vice-presidente da Casa e a presidência da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade.
No segundo biênio do mandato, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, aos 34 anos, sendo o mais jovem da história e o primeiro presidente a assumir o comando da Casa no primeiro mandato.
Em 2021, assumiu a presidência estadual do PV no Amazonas e em 2022, aproveitou a janela partidária e migrou para o União Brasil.